O vencedor da bolsa da CBA para a F3 Brasil 2017

Pedro Goulart
Pedro Goulart ficou com a bols da CBA para disputar a F3 Brasil 2017 – foto de flavio quick

O Campeonato Brasileiro de Kart acaba neste fim de semana com duas notícias importantes para o automobilismo brasileiro.

A primeira é a ausência de qualquer jovem piloto com o nome terminado em ‘ON’. Ou seja, para os supersticiosos que acreditam na mágica de Ayrton, Nelson e Emerson, o país continuará sem um campeão mundial de F1 por algum tempo.

A outra foi a vitória de Pedro Goulart, na divisão Sudam, conquistando a bolsa dada pela CBA para disputar a principal divisão da F3 Brasil em 2017, pela equipe RR.

Ele terminou em segundo na corrida final, mas acabou promovido ao primeiro lugar depois que Marcel Della Coletta foi punido por ter se envolvido em um toque com o veterano Olin Galli.

Goulart, de 14 anos, é um piloto relativamente desconhecido. Seus principais resultados vieram em campeonatos disputados no sul do país, como o Sul-brasileiro, e no ano passado chegou em décimo lugar na divisão Junior do SKUSA, uma das principais competições de kart nos EUA, vencida pelo também brasileiro Arthur Leist.

Mas, na verdade, acaba sendo muito bom que o prêmio tenha ido pra um piloto de certa forma pouco badalado. A bolsa serve justamente para que competidores assim tenham chance de fazer carreira no esporte a motor.

Já escrevi aqui no World of Motorsport algumas vezes que estamos acompanhando uma das melhores gerações do Brasil nas categorias de base, apesar de neste ano os resultados não terem sido tão bons.

Mas uma hora esses pilotos vão chegar ao profissionalismo – ou desistir da carreira –, e é preciso ter novos nomes chegando. Não basta apenas aparecer um Felipe Drugovich e um Caio Collet, toda renovação também precisa de volume e quantidade de pilotos e, no fim, a bolsa da CBA acaba contribuindo justamente para isso.

Quanto a Goulart, ele começa a ser observado um pouco mais de perto. Se antes não estava nos holofotes, agora terá os resultados nesse fim de fase no kartismo e na transição para os monopostos avaliados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s