Brasileiros no alto do pódio e outras notícias do fim de semana

JP de Oliveira
João Paulo de Oliveira venceu a etapa da Super Formula em Fuji

*** Dois brasileiros sofreram com a inspeção técnica no fim de semana. Sergio Sette Câmara perdeu a segunda posição do grid da terceira corrida da F3 Euro em Zandvoort, enquanto Bruno Bonifacio deixou de ir ao pódio no Red Bull Ring, no Renault Sport Trophy, devido a uma irregularidade na caixa de câmbio.

*** A F3, no entanto, acabou marcada por um guindaste ter entrado em uma área de escape para remover um carro sem que o safety-car tenha sido acionado. O caso aconteceu justamente no aniversário de um ano de morte de Jules Bianchi. O francês havia acertado uma grua, no GP do Japão, usada para tirar o carro de Adrian Sutil do local.

*** O erro da direção da F3 foi bastante criticado por pilotos nas redes sociais.

*** Apesar de os brasileiros terem dominado parte das antecessoras F-Abarth e da F-Renault Alps, a primeira vitória de um piloto do país na F4 Italiana veio neste fim de semana com Giuliano Raucci. Também foi o primeiro triunfo do piloto nos monopostos.

*** Outro brasileiro que venceu no fim de semana foi João Paulo de Oliveira. Ele ficou com a primeira colocação na etapa de Fuji depois de ultrapassar Kazuki Nakajima nas voltas finais.

*** Ainda falando da Super Formula, Stoffel Vandoorne largou na pole, mas perdeu a posição para Nakajima logo na largada. Depois, com problemas nos freios, abandonou.

*** E na F3 Japonesa, o líder do campeonato é Jann Mardenborough, um daqueles pilotos descobertos pela Nissan no videogame. Em um ano que o motor Volkswagen parece ser melhor que os demais, ele soma 62 pontos, cinco a mais que Kenta Yamashita, da TOM’S.

*** O terceiro brasileiro a ganhar no fim de semana foi Victor Franzoni, na USF2000. Junto com os pódios de Helio Castroneves, na Indy, e André Negrão, na Indy Lights, os pilotos do país tiveram um retrospecto bom nos últimos dias.

*** Quem discorda é João Vieira. Apesar de estrear um novo carro em Mugello, na F4 Italiana, ele abandonou após sofrer um forte acidente na largada da segunda bateria. Ao World of Motorsport, disse que a batida o fez mudar de ideia sobre o halo.

*** No Brasil, Thiago Vivacqua estreou em Cascavel com o apoio da Shell. A princípio, ele substitui Yurik Carvalho no programa de pilotos da empresa.

*** Sette Câmara e Bonifacio não foram os únicos pilotos pegos pela inspeção no fim de semana. Vencedor da Nascar, Matt Kenseth acabou punido em 15 pontos pela categoria porque o carro foi reprovado após a prova de New Hampshire. No entanto, ele manteve os três pontos de bônus para o Chase. Na prática, significa que a única penalização foi multa em dinheiro.

*** Reserva da Audi no WEC, René Rast estreou de surpresa no DTM. No domingo, ele substituiu Adrien Tambay, que havia se machucado em um acidente no sábado e teve participação vetada na segunda prova do fim de semana. Terminou em 19º.

*** O carro de Rast era tão improvisado que ele carregou o número 72. Nada mais que o 27 de Tambay ao contrário. Ou seja Audi só mudou as posições do adesivo. Rast estava na festa da namorada na noite do sábado quando recebeu a ligação dizendo que ia correr.

*** A equipe F Performance, de Paul Gentilozzi, anunciou que a estreia do Lexus na IMSA ficou apenas para 2017. A escuderia causou algum frisson no começo do ano ao tirar Scott Pruett da Ganassi e trazer Sage Karam.

*** No fim da década passada, Craig Baird foi um dos recordistas de vitórias no automobilismo mundial. Ganhou 33 provas em 2008 e 21 no ano seguinte. Neste fim de semana, ele volta à Australia Supercars na equipe Erebus.

*** Enquanto uns voltam… Roldan Rodríguez, que durante muito tempo correu para a equipe de Nelson Piquet na GP2, voltou à aposentadoria. Ele havia saído dela no começo do ano para disputar o GT Open com uma BMW. Conquistou duas vitórias no período.

*** Se você perdeu algum resultado das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana, basta clicar aqui para ver tudo o que aconteceu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s