Mais uma corrida estragada pelo virtual safety-car

Archivnummer: D309920
Lewis Hamilton não teve problemas para vencer o GP da Inglaterra

Apesar da boa disputa entre Max Verstappen e Nico Rosberg pelo segundo lugar, não dá para dizer que o GP da Inglaterra de F1 teve muita emoção.

Parte foi culpa da largada atrás do safety-car, que liderou o pelotão pelas primeiras cinco voltas e permitiu que os dois carros da Mercedes mantivessem as primeiras colocações assim que a corrida foi restabelecida.

E parte foi do virtual safety-car, acionado quando Pascal Wehrlein foi um dos muitos a rodar na curva 1 do circuito.

O virtual safety-car obriga os pilotos a tirarem o pé para passarem pelo circuito em um tempo mínimo preestabelecido. O problema é que o pit-lane continua aberto enquanto ele é acionado, ou seja, se pode ir aos boxes, fazer a troca de pneus e voltar à pista, enquanto todo o resto do pelotão continua andando devagar.

Foi o que aconteceu em Silverstone. Alguns pilotos ainda não tinham feito a troca para o composto intermediários quando o VSC foi acionado. Assim, eles puderam fazer a parada e voltar à pista ganhando até mais de dez a 10s no processo.

Dessa maneira, Sergio Pérez saiu do décimo lugar para a quarta colocação e Felipe Nasr passou de 20º para 15º. As Mercedes, assim como Verstappen, também acabaram beneficiadas.

Por causa da chuva e do fim da necessidade de usar dois compostos diferentes, Lewis Hamilton partiu rumo a mais uma tranquila vitória. A surpresa foi Nico Rosberg não ter terminado em segundo, depois do suadouro dado por Verstappen, devido a uma punição por a equipe tê-lo ensinado a corrigir o problema de câmbio do equipamento.

Quanto à punição do alemão, vale um parêntese. Parece ridículo um piloto precisar abandonar uma prova quando o carro tem problema, e a equipe sabe a solução, mas não pode contá-la. Se sabe a causa, deixe corrigir. Não é como se essa fosse a vantagem da Mercedes. Uma punição branda, assim acaba sendo justa.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F1 em Silverstone, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s