Carl Haas (1930 – 2016)

Carl Haas
Carl Haas morreu depois de uma vida dividida entre Indy, Nascar e F1

É quase impossível falar da história de Carl Haas no automobilismo sem citar Paul Newman.

Em uma breve olhada nos nomes das atuais equipes da Indy, todas são formadas apenas pelo nome e/ou sobrenome dos donos, mas a Newman/Haas era mais que a união de dois sócios. Era o casamento perfeito entre dois amantes do esporte a motor.

Cabia a Paul Newman usar sua influência para atrair dinheiro. Era ele quem convidava os empresários para as corridas e conseguia sempre fechar acordos com grandes patrocinadores.

Mesmo na época da decadência da Champ Car, conseguiu atrair o McDonald’s para o time.

Carl Haas era o homem da parte técnica. Era quem controlava a equipe e sabia onde cada peça tinha que estar para que tivessem sucesso.

Foi assim durante a parceria com Newman, mas também como dono de equipe na F1 – tendo até pontuado com Alan Jones e Patrick Tambay no fim da década de 1980 – e em sua curta passagem sem sucesso pela Nascar.

Seu maior acerto, no entanto, foi em 1983 ao convencer Paul Newman a se juntar a ele. Ambos eram donos de equipe nos EUA em um campeonato chamado Can-Am, mas Haas, ambicioso como em toda a carreira, queria mesmo era se mudar para a Indy.

Chamou Newman, mas ouviu do ator hollywoodiano que estava cansado e não queria entrar em um campeonato só para participar.

Haas, então, jogou sua carta trunfo. Já tinha convencido Mario Andretti, campeão na F1, para o projeto. Foi o suficiente para fazer Newman mudar de ideia e a equipe Newman/Haas ser criada.

Por ela passaram nomes como Nigel Mansell, Paul Tracy, Michael Andretti, Christian Fittipaldi, Cristiano da Matta e Sébastien Bourdais.

Com a morte de Paul Newman, em 2008, o dinheiro começou a minguar, e Haas não tentou fazer com que a escuderia durasse para sempre. Para não recorrer eternamente a pilotos pagantes, fechou as portas e se retirou do esporte a motor em 2011. Morreu no fim de junho, de causas naturais, aos 86 anos de idade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s