O próximo chinês rumo à F1

Além de dominar a F4 Francesa, Ye Yefei também participa da F4 Italiana
Além de dominar a F4 Francesa, Ye Yefei também participa da F4 Italiana

Não foram muitos os pilotos que fizeram um segundo ano na F4 Francesa até hoje e tiveram sucesso na carreia. Por ser considerada uma porta de entrada dos monopostos, a categoria geralmente vê os novatos ficarem apenas um ano antes de subirem para a F-Renault ou se dedicarem a provas de GT.

Quem está disposto a mudar esse retrospecto é Ye Yifei, que completa 16 anos justamente nesta quinta-feira, dia 16.

Tendo estreado na categoria no ano passado, Ye é o atual líder do campeonato com 292 pontos, o dobro do segundo colocado, o novato Gilles Magnus, com 146.

Das 12 corridas disputadas até agora, o piloto asiático venceu dez, incluindo cinco delas com o grid invertido. Como ele já havia triunfado de forma surpreendente duas vezes no ano passado, já são 12 triunfos na carreira.

Na próxima etapa, no começo de julho em Magny-Cours, ele poderá superar a marca de maior número de vitórias em uma só temporada da F4 Francesa. O recorde atual é de Anthoine Hubert, atual companheiro de Pedro Piquet na F3 Euro e campeão de 2013, com 12.

Ainda é cedo para dizer se Ye terá sucesso no esporte a motor. Mas com a China sendo um dos mercados mais importantes para, pode ser questão de tempo para que ele assine com algum programa de desenvolvimento de uma equipe de F1.

A Ferrari, por exemplo, conta com Guanyu Zhou desde o kartismo, e a Renault assinou neste ano com o kartista Sun Yue Yang. A favor de Ye pesa o fato de ele ter sido da equipe de fábrica da ART nos karts, embora não tenha conquistado resultados tão relevantes pela escuderia.

Ye também disputa a F4 Italiana, onde começou de forma assustadora neste ano ao não se classificar para a decisão da primeira etapa, em Misano.

O piloto, porém, já se recuperou e, com dois pódios em Adria, ocupa a sexta colocação do campeonato, com 79 pontos, uma posição à frente do brasileiro João Vieira. O líder é o experiente Marcos Siebert, com 156.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s