Por que chama Muro dos Campeões?

Jacques Villeneuve (BAR Supertec)
Herói canadense, Jacques Villeneuve ajudou a criar o mito do muro dos campeões – foto de paul launnier

A 14ª e última curva do circuito Gilles Villeneuve, local do GP do Canadá, é conhecida mundialmente como Muro dos Campeões.

Mas você lembra como surgiu esse apelido?

Foi em 1999, em um fim de semana em que Michael Schumacher, Jacques Villeneuve e Damon Hill (campeões da F1 entre 1994 e 1997) bateram nesse mesmo ponto da pista, um local em que os carros passam pertinho do muro para tentar manter a maior velocidade possível até o fim dos trechos de reta.

Além dos três, Ricardo Zonta, então campeão do FIA GT e da F3000, deixou a prova de 1999 ao bater no Muro dos Campeões.

Desde então, é sempre uma expectativa ver quem vai a próxima vítima desse traiçoeiro ponto da pista canadense. No treino classificatório deste sábado foi Carlos Sainz Jr, campeão da World Series by Renault em 2014.

Muro dos campeoes
Michael Schumacher também já encontrou o Muro dos Campeões

O curioso é que, no que depender da F1, sempre um piloto campeão de alguma coisa baterá por lá. É que por estarmos falando da principal categoria do automobilismo mundial, seus competidores já provaram o talento nas categorias de base.

Até Rio Haryanto e Marcus Ericsson, que andam por algumas das equipes mais fracas do grid, já venceram, respectivamente, a F-BMW Asiática e a F3 Japonesa.

Talvez do grid atual da F1, o único piloto que não tenha sido campeão de nada seja Sergio Pérez. A única conquista do mexicano foi a National Class (uma espécie de divisão B) de 2007.

O mexicano, então, pode ficar tranquilo e fazer a última curva do circuito canadense colado no muro, uma vez que não cumpre o requisito do Muro dos Campeões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s