
Todo bom piloto precisa de muito talento, dedicação e uma boa dose de sorte.
Max Verstappen reuniu esses ingredientes para vencer o GP da Espanha, disputado neste domingo, dia 15.
Ele foi capaz de se classificar bem, com a quarta colocação do grid, e de manter o posto ao ultrapassar Sebastian Vettel, por fora, na subida das primeiras curvas.
Também fez o jogo de pneus médio durar as últimas 28 voltas, mesmo com a pressão constante de Kimi Raikkonen, para ganhar a corrida.
Do lado da sorte, o holandês contou com o acidente da Mercedes na largada e a aposta errada de Daniel Riccardo e Vettel em uma estratégia de três paradas.
Outro ponto curioso do resultado na Espanha é que essa é apenas a segunda vitória de um piloto da Red Bull nos monopostos neste ano.
Além de Verstappen, quem já chegou na frente foi Luis Leeds, na etapa de Thruxton da F4 Inglesa.
Sérgio Sette Câmara (que subiu ao pódio neste fim de semana), Niko Kari, Pierre Gasly (com dois pódios na GP2) e Richard Verschoor, todos do Junior Team, ainda não venceram pela fabricante de energéticos em 2016.
Um parêntese para Verschoor é que ele já ganhou neste ano, na F4 Norte-Europeia, em Sochi, mas foi antes de assinar com a Red Bull.
Da mesma forma Ricciardo (com dois pneus furados na China e na Espanha, tendo liderado ambas), Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat ainda não chegaram na frente em 2016.
Com Verstappen tendo igualado o número de triunfos de todos os seus sucessores no programa rubro-taurino, fica um pouco mais claro entender como funciona o Junior Team.
Tendo dispensado tantos pilotos nos últimos anos, o programa não esconde que quer revelar campeões do mundo, como Vettel e, quem sabe, Verstappen. Quem é apenas bom não serve. Pode parecer cruel algumas vezes, mas a vitória do holandês neste domingo mostrou que o projeto está no caminho certo.
Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F1, assim como das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.
Felipe, e a campanha medíocre do Piquezinho? Qual sua visão à respeito?
CurtirCurtir