Anotações do fim de semana – 9 de maio

Lucas Di Grassi venceu a primeira no WEC
Lucas Di Grassi venceu a primeira no WEC

A vitória de Lucas Di Grassi no WEC foi o grande destaque do automobilismo no fim de semana. Confira um breve resumo de tudo o que aconteceu nas pistas das principais categorias do planeta.

*** Lucas Di Grassi encerrou um jejum de 20 coridas sem vitória pela Audi no WEC ao triunfar em Spa-Francorchamps. Mas essa foi a terceira vez no ano que ele terminou na primeira colocação, já havia ganhado duas provas na Formula E, além da etapa do México, da qual acabou desclassificado.

*** Pipo Derani disputou quatro corridas em 2016, venceu duas e terminou as outras duas em segundo. Ótima fase.

*** Ainda sobre a Audi, a montadora venceu a corrida principal da etapa de Brands Hatch da Blancpain Sprint Series. A surpresa, porém, foi que o primeiro lugar ficou com Christopher Mies e Enzo Ide, não com o time de Laurens Vanthoor.

*** A montadora alemã também ganhou uma das corridas do DTM, com Edoardo Mortara, mas Paul Di Resta, da Mercedes, venceu a outra e lidera o campeonato.

*** Esse post está ficando monotemático… A Audi também foi a vencedora da etapa de Hockenheimring do mundial de Rallycross, com Mattias Ekstrom. No DTM, o sueco se envolveu numa polêmica na primeira corrida ao se enroscar com Gary Paffett e não ser punido.

*** Deixando a Audi de lado, mas continuando no grupo Volkswagen, apenas 13 carros participaram da etapa da Porsche Cup Alemã. Pouco para uma categoria que há dois anos tinha quase o triplo de inscritos.

*** A Volkswagen, porém, pôde comemorar a vitória de Jean-Karl Vernay no TCR, em Spa-Francorchamps. O francês venceu a segunda bateria, com o grid invertido, na frente dos companheiros de equipe Stefano Comini e Anti Buri.

*** A etapa belga do TCR não teve Subaru, Alfa Romeo e Opel, que devem voltar ao certame ainda neste ano. Mas como a modalidade tem ganhado adeptos no mundo todo (o campeonato italiano começou no fim de semana) a tendência é uma maior variedade de carros em 2017, 2018…

*** Não é só no TCR que a Subaru vai tendo desgostos. No BTCC, a equipe BMR precisou ficar de fora da etapa de Thruxton com seus quatro carros após descobrir um problema que comprometia a segurança do equipamento após o treino classificatório.

*** A F4 Italiana teve a primeira etapa da sua história sem a equipe Prema, que preferiu focar na F4 Alemã. E quem se deu melhor foi um time justamente germânico, a Mücke, que triunfou duas vezes com o venezuelano Mauricio Baiz. Marcos Siebert e Raul Guzman também venceram uma vez cada

*** João Vieira teve um segundo lugar e dois quartos, ocupando a quinta colocação no campeonato. Giuliano Raucci é o 16º, com um sétimo e um quinto postos no fim de semana.

*** O outro brasileiro a correr numa F4 no fim de semana foi Rafael Martins, na Inglesa. Ele teve uma etapa de pesadelo em Thruxton, com três abandonos.

*** Quinto colocado na etapa do Kansas da Nascar, Ryan Blaney conquistou o melhor resultado da carreira na Sprint Cup no mesmo fim de semana em que o pai, Dave Blaney, sofreu um grave acidente em outra corrida. O ex-veterano da Nascar passa bem.

*** Luis Leeds venceu uma das corridas em Thruxton e, apesar de não estar liderando o campeonato, se tornou o primeiro piloto júnior da Red Bull a ganhar em 2016. Sergio Sette Câmara, Niko Kari e, obviamente, Pierre Gasly ainda não ganharam.

*** Se você perdeu algum resultado das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana, basta clicar aqui e relembrar o que aconteceu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s