O futuro de Kvyat na F1

Kvyat
A luz pode estar vermelha para o futuro de Daniil Kvyat na Red Bull

Daniil Kvyat já começa sentir a pressão do que é pilotar para uma equipe grande na F1.

Se em 2015, o russo terminou na frente de Daniel Ricciardo na classificação final, nesta temporada o desempenho dele tem sido bem ruim.

Nas duas primeiras corridas do ano, foi uma das vítimas do sistema de classificação eliminatório e precisou fazer provas de recuperação. Deu certo no Bahrein, onde terminou com o sétimo lugar.

Na China, deu tudo certo para Kvyat. Ele se classificou bem e fez uma boa largada, causando o toque entre as duas Ferrari. Foi um lance de corrida, e o russo acabou premiado com o terceiro lugar.

Aí veio a pressão. Após o bom momento em Xangai e como único piloto da casa no grid, Kbyat chegou a Sochi na expectativa de repetir o pódio. Não poderia ter dado mais errado.

Logo na largada, bateu não só uma mas duas vezes em Sebastian Vettel. Como consequência, recebeu a punição mais dura da F1 antes de ser suspenso de uma corrida: o stop-and-go de 10s e três pontos na licença.

Para piorar, ainda viu Vettel, com quem tem se estranhado, ir até os boxes da Red Bull, onde é ídolo pela conquista do tetracampeonato, para reclamar dele.

Alguém até pode pensar que Kvyat tem ainda 17 corridas para se recuperar e terminar 2016 em alta. Não é verdade. São mais oito e olhe lá.

Depois do GP da Alemanha, a F1 entra em quatro semanas de férias de verão, período em que boa parte das negociações para o ano que vem começam a ser definidas.

E uma das vagas que está em perigo é justamente a de Kvyat. Max Verstappen já deixou claro que quer um equipamento melhor no ano que vem, e a Red Bull sabe que é natural promovê-lo, até porque corre o risco de perdê-lo para outro time.

O holandês tem contato com a Toro Rosso até o ano que vem, mas deve ter cláusulas no contrato que o liberem para outra equipe. Como a Red Bull disputou com a Mercedes para assinar com o garoto em 2014, a tendência é que ela não tenha conseguido colocar todas as exigências e garantias no vínculo.

Assim, para não perder Verstappen, o melhor é subi-lo para a equipe principal e criar um novo contrato, esse sim mais complexo.

Como o tempo corre contra a equipe, o quanto antes estiver definido, melhor.

Aí Daniel Ricciardo e Kvyat vão brigar pela vaga restante. É verdade que o russo terminou na frente no ano passado na classificação final, mas ele está em má fase, fazendo poucos amigos no paddock, enquanto o companheiro tem três vitórias na categoria, é dono de um sorriso fácil e está sendo astro dos vídeos de Felipe Massa.

Assim fica mais fácil entender a pressão que o russo vive e por que ele tem arriscado um pouco mais nas últimas provas.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F1 em Sochi, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

5 comentários sobre “O futuro de Kvyat na F1

  1. Interesting article. Hope to see Kvyat in Mercedes next year then.

    Now he do bad in ONLY ONE race. In the other races, Daniil was one of the bests!

    1. He actually struggled in both Australian and Bahrein qualifyings.

      I think, in the end of the day, the problem is not that he was bad only once. Red Bull will have to choose between him and Ricciardo. And one of them is a proven race winner

      1. I agree but remember it was with the old Q format. But I’m sure Daniil also can win races in some circumstances… especulation, just that.

        But also I think he is better than Verstappen actually. But a move to Toro Rosso for Daniil will be good because yhe contract with Verstappen can be renewed.

        The people claims for Vandoorne in F1, and do you have to remember who was the kid that gave him headaches in 2012. And I think the situation for Daniil is not justice to his talent.

  2. Segundo o que António Félix Da Costa disse durante a transmissão do GP do Bahrein no Eurosport 2, o Verstappen já tem contrato para o próximo ano com a Red Bull… Ele que esteve lá dentro deve saber do que fala….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s