A estreia de Stoffel Vandoorne na Super Formula

Stoffel Vandoorne foi ao pódio em Suzuka, mas foi pouco
Stoffel Vandoorne foi ao pódio em Suzuka, mas foi pouco

Dá para dizer que Stoffel Vandoorne teve uma das piores estreias da carreira, neste domingo, dia 24, na Super Formula.

Colocado pela McLaren para correr no Japão para se manter em atividade neste ano, o reserva da equipe inglesa terminou apenas na terceira colocação, em Suzuka, sendo o melhor “gaijin” (estrangeiro) na disputa.

É pouco para quem havia vencido na estreia na World Series by Renault e na GP2 e havia sido o segundo na F4 Francesa, logo após deixar o kartismo. Só na F-Renault Eurocup, em 2011, o belga não foi bem, tendo pontuado apenas na sexta corrida do ano e abandonado no debute.

Isso tudo sem falar, claro, no décimo lugar no GP só Bahrein da F1 há três semanas.

A corrida de Vandoorne no Japão foi definida logo na largada. Partindo da quarta colocação, o estreante tracionou melhor que Yuhi Sekiguchi, pulando para terceiro. Só não foi capaz de desafiar Yuji Kunimoto pelo segundo posto.

E não ter passado o piloto da Inging no começo se mostrou fatal para suas ambições.

Sem ritmo suficiente para tentar a ultrapassagem na luta pela vice-liderança, Vandoorne viu Naoki Yamamoto abrir na frente. Em poucas voltas, a diferença entre os ponteiros era de 10s.

Nem mesmo um problema na parada de boxes tirou a vitória do campeão de 2013.

No fim da prova, Vandoorne até conseguiu diminuir a diferença para Kunimoto para pouco mais de 1s, mas nada que adiantasse em uma pista pouco convidativa para ultrapassagens como é Suzuka.

Tanto que o piloto que mais ganhou posições foi o brasileiro João Paulo de Oliveira. Ele havia largado em 17º e terminou em décimo por ter antecipado a parada nos boxes e trocado pneus para aproveitar a pista limpa.

Fora JP, Bertrand Baguette teve um bom duelo com Tomoki Nojiri, companheiro de Vandoorne, nas voltas finais, enquanto Kamui Kobaysahi mostrou seu já conhecido arrojo antes de ter a corrida arruinada ao perder uma roda após a parada nos pits.

Companheiro de Kobayashi no Team LeMans, Narain Karthikeyan abandonou ao deixar o carro morrer na caixa de brita. Assustadoramente, o guindaste foi acionado para retirá-lo do local sem que o safety-car fosse acionado. E justamente em Suzuka…

Com Vandoorne em busca da primeira vitória, a Super Formula volta à pista no dia 29 de maio, em Okayama.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da categoria em Suzuka, além do que mais aconteceu nas principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s