Jogo de equipe?

George Russell não gostou do terceiro lugar na corrida de abertura da F3 Euro
George Russell não gostou do terceiro lugar na corrida de abertura da F3 Euro

A temporada 2016 da F3 Euro começou com uma polêmica.

Logo na primeira corrida temporada, George Russell, da Hitech, acusou a Prema de ter feito jogo de equipe para beneficiar Lance Stroll, filho de um dos sócios da escuderia.

Segundo Russell, Nick Cassidy, que liderava a prova, teria permitido que o companheiro fizesse a ultrapassagem logo na segunda volta. Depois, não teria se esforçado para retomar a posição.

O piloto neozelandês disse que errou uma marcha, o que o tornou presa fácil para Stroll.

A situação já é bizarra ao pensarmos em como depender da ajuda de um companheiro pode beneficiar o desenvolvimento de um piloto.

Pior ainda é pensar que na primeira corrida de um total de 30 isso já tenha acontecido, não na decisão da temporada.

Para acontecer tão cedo, é algo que deve estar no contrato dos pilotos. Por que Cassidy, atual campeão da F3 Japonesa, teria assinado um vínculo com cláusula de jogo de equipe?

Pela polêmica incomum, cabe imaginar se não é uma estratégia de Russell de provocar a Prema e jogar a pressão para a equipe italiana, favorita ao título. De colocar o holofote nela para que todas as ações daqui até o fim do ano sejam observadas com mais atenção.

Até porque a Prema é conhecida por usar brechas no regulamento. Ano passado, a equipe treinava com um carro da antiga F-Masters, mas cheio de componentes de um F3 nas pistas que antecediam as etapas. Como era proibido testar com um F3, ela, em tese, não fazia nada de errado. Para 2016, o regulamento mudou e passou a proibir qualquer carro.

Voltando a Russell, é estranho as provocações começarem logo agora, mas tentar ganhar o título no jogo mental faz parte do esporte.

E quem publicou primeiro a polêmica do suposto jogo de equipe foi o site da revista inglesa Autosport, que não esteve muito preocupada em ouvir todos os lados da história. Assim, a Prema jamais pôde responder se houve alguma ordem a Cassidy. Infelizmente.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F3 Euro em Paul Ricard, assim como das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s