Stoffel Vandoorne na F1

Stoffel Vandoone impressionou na estreia na F1
Stoffel Vandoone impressionou na estreia na F1

Foi pelo motivo errado, mas finalmente Stoffel Vandoorne estreou na F1 neste fim de semana de GP do Bahrein.

O piloto belga substituiu Fernando Alonso, vetado pelos médicos após o grave acidente que sofreu no GP da Austrália.

Quis a ironia do destino de o chamado ter acontecido em um dos poucos fins de semana em que há um choque de datas entre a F1 e a Super Formula, categoria japonesa da qual Vandoorne vai participar neste ano.

Ele, aliás, estava no Japão durante a semana, participando dos testes coletivos na pista de Okayama. Andou só no primeiro dia porque precisou voltar às pressas ao Bahrein. Mesmo assim foi o quarto colocado, 0s4 atrás do líder Naoki Yamamoto.

Na F1, com o pouco tempo de teste que a categoria tem, seria difícil exigir qualquer tipo de resultado por parte do belga neste primeiro momento.

Assim, ele não teria condições de repetir o seu desempenho na GP2 e na World Series by Renault, categorias nas quais ele venceu sua corrida de estreia.

Mas ter se classificado à frente de Jenson Button e ter pontuado é um ótimo resultado, ainda que em alguns momentos da prova pareceu que o belga tivesse condições de ir além do décimo lugar.

Com Vandoorne, a F1 teve em seu grid no Bahrein alguns dos pilotos que devem dominar a categoria nos próximos anos.

Quando Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel se aposentarem, o bastão deve passar para Vandoorne, Max Verstappen, Pascal Wehrlein (outro que impressionou em Sakhir), além de Esteban Ocon e Charles Leclerc, reserva e piloto em desenvolvimento de Renault e Haas, respectivamente.

Eles só precisam tomar cuidado para não acontecer o mesmo que a geração de Romain Grosjean, Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e do saudoso Jules Bianchi. Ficaram tempo demais em equipes medianas, ainda não conseguiram subir às grandes e podem acabar superados pelos mais novos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s