As pancadas do início da temporada 2016 na França

O GT Tour, além do grave acidente, teve um grid bem pequeno em Nogaro
O GT Tour, além do grave acidente, teve um grid bem pequeno em Nogaro

Você já deve ter visto o acidente de Sacha Bottemane, piloto que destruiu uma Ferrari F458 na rodada de abertura do GT Tour, o campeonato francês de carros de GT, circulando pela web. (Caso não tenha visto, está no fim do post).

Mas a batida de Bottemane não foi a única pancada que a principal categoria nacional francesa recebeu neste começo de 2016.

O fim de semana de Páscoa tradicionalmente marca o início da temporada 2016 do automobilismo da França, que costumeiramente é disputado no circuito de Nogaro.

Se antes categorias como a Blancpain Sprint Series fazia parte do fim de semana, neste ano o cronograma sofreu diversos desfalques.

Além da Blancpain só começar em 10 de abril, em Misano, a F4 Francesa também não correu. É que a primeira rodada da categoria de monopostos acontece no próximo fim de semana, em Paul Ricard, como preliminar da F3 Euro.

Além da agenda com campeonatos de menor importância, também não houve boas notícias na principal categoria francesa, o GT Tour, que mistura carros GT com protótipos LMP3.

Apenas nove carros se inscreveram para Nogaro, sendo quatro protótipos e cinco GTs. Um número bem menor que os 17 (todos GTs) da última rodada do ano passado.

E o que era pouco ficou ainda menor com o acidente de Bottemanne. A Ferrari do francês, aliás, ficou tão destruída que ele precisou sair pelo parabrisa antes de receber ajuda médica.

Sem a Ferrari, a segunda corrida do GT Tour teve apenas oito carros nesta segunda-feira.

Uma das razões para o baixo número de carros no GT francês foi a mudança no regulamento para 2016, permitindo a participação de protótipos LMP3. Algumas equipes de GT escolheram deixar o certame para correr na Blancpain Series (onde serão protagonistas), enquanto outras, que preferiram investir em um novo equipamento, como os LMP3, se mudaram para a ELMS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s