Wolfgang Reip foi cortado pela Nissan e assinou com a Bentley. É tipo ser dispensado pela Sony e assinar com a Apple. Algo assim
Wolfgang Reip foi cortado pela Nissan e assinou com a Bentley. É tipo ser dispensado pela Sony e assinar com a Apple. Algo assim

Menos de um mês depois de a Nissan cortar o número de pilotos no programa GT Academy, aqueles descobertos no videogame, alguns dos antigos recrutas já estão encontrando novos lugares para correr.

Nesta semana, foi a vez de Wolfgang Reip, atual campeão da Blancpain Endurance Series, fechar com a equipe de fábrica da Bentley.

O belga havia sido o vencedor da GT Academy europeia, em 2012, e passado por diversas categorias menores antes de se tornar um dos principais nomes da Nissan nos carros GT.

Mas com o fracasso do projeto do LMP1 do WEC, e a Renault (dona da Nissan) direcionando seus custos para a F1, Reip, assim como diversos outros colegas do programa, acabou sendo cortado. Agora, outra fabricante vai aproveitar o trabalho feito pela GT Academy em descobrir talentos no mundo virtual em benefício próprio.

O belga já havia testado pela Bentley nos testes coletivos da Blancpain Series, em Paul Ricard, mas ainda estava sendo avaliado pela montadora.

Eles queriam ter confirmar que o belga vindo dos games tinha todas as condições de ser titular, na vaga aberta por Maximilian Buhk, de volta à Mercedes. Reip não decepcionou e garantiu o posto.

O outro piloto que também já tem destino garantido neste ano é Gaetan Paletou. Vencedor europeu da GT Academy de 2014, ele está participando do campeonato de endurance da V de V, que acontece na França, com o novo protótipo da Ginetta.

Darren Cox, antigo responsável pela GT Academy, afirmou que ver seus pupilos seguindo carreira em outras montadoras é a prova de que a iniciativa de descobrir novos pilotos no mundo virtual deu certo.

Para esse ano, a Nissan manteve apenas Lucas Ordoñez, Jann Mardernborough, Ricardo Sánchez e Bryan Heitkotter sob contrato, além de Romain Sarariz e Matt Simmons, vencedores da GT Academy do ano passado, que serão avaliados.

Vai ser interessante ver como Reip vai se sair contra seus antigos colegas. E tomara que outros pilotos que passaram pela GT Academy sigam seu caminho e encontrem outros lugares para correr, sem precisar dar um ponto final na carreira.

A primeira etapa da Blancpain Series acontece no dia 10 de abril, na etapa Sprint de Misano.