Treinos da F3 Euro 2016 em Vallelunga

Pedro Piquet foi o terceiro, o melhor novato da atividade
Pedro Piquet foi o terceiro, o melhor novato da atividade

A F3 Euro deu o pontapé inicial para a temporada 2016 com dois dias de treinos coletivos, nesta quinta e sexta-feira, no circuito italiano de Vallelunga. E quem levou a melhor foi Callum Ilott, ex-piloto do Red Bull Junior Team.

O britânico estreou na categoria no ano passado, quando tinha apenas 16 anos de idade, após fazer a transição do kartismo direto para a F3. Era uma tentativa da Red Bull de emular o sucesso de Max Verstappen, mas não deu certo.

Ilott teve uma temporada inconstante, pontuando em apenas nove das 33 etapas, o que o levou a ser dispensado pela fabricante de energéticos.

Mas Ilott é bom piloto, tendo sido campeão europeu de kart, em 2014, na mesma geração de Lando Norris, Niko Kari, Jehan Daruvala, entre outros. Agora, com um ano de experiência na categoria, é a chance de ele provar que o erro foi a Red Bull tê-lo obrigado a dar um passo maior que a perna.

A segunda colocação nos testes ficou com Sergio Sette Câmara, que curiosamente substitui Ilott na Red Bull.

Por causa da chuva na quinta e da pista sem aderência na manhã de sexta, a melhor volta do mineiro veio na última sessão de testes, assim como a da maior parte dos pilotos. O problema é que em quatro das seis sessões Sette Câmara ficou atrás de Niko Kari, seu companheiro na Red Bull e na Motopark.

O finlandês, no fim, não melhorou muito o tempo quando as condições de pista estavam em seu melhor momento, sendo o décimo no combinado.

O outro brasileiro da categoria, Pedro Piquet, impressionou em terceiro. Mantendo o layout de da Brabham do pai, o brasiliense fechou somente 0s131 atrás do companheiro de equipe Ilott. Um ótimo resultado para quem está estreando na categoria e praticamente só tinha andando no Brasil e na Nova Zelândia até então.

Continuando a lista de quem busca redenção, Alessio Lorandi colocou o carro da Carlin na quarta colocação. O italiano foi outro a sair do kartismo direto para a F3 no ano passado – mas por própria escolha – e fechou apenas em 20º na tabela de pontos.

Sergio Sette Câmara agora corre com as cores da Red Bull
Sergio Sette Câmara agora corre com as cores da Red Bull

Anthoine Hubert, campeão da F4 Francesa em 2013, foi outra surpresa da atividade. O francês acertou com a Van Amersfoort de última hora e, mesmo com pouca quilometragem em um F3, conseguiu terminar em quinto na combinação dos tempos.

Ryan Tveter concluiu em sexto, seguido por Lance Stroll, agora na Williams, no carro da Prema mais bem classificado.

A equipe italiana, porém, é conhecida por tirar o pé durante a pré-temporada e só acelerar mesmo quando é para valer. O resultado do canadense e dos companheiros de equipe, portanto, talvez não seja o desempenho real deles.

Entre os outros carros da esquadra, Nick Cassidy encerrou em 12º, duas posições à frente de Ralf Aron. Maximilian Gunther foi o 16º.

Outra equipe que também pode ter andado abaixo do que pode é a HitechGP. A escuderia vai disputar a temporada completa da categoria em 2016 e, bancada pelo pai de Nikita Mazepin, não tem poupado investimentos.

No entanto, na pista, o resultado não foi bom. George Russell foi o 13º, Ben Barnicoat terminou em 17º e Mazepin concluiu em 21º e último colocado.

O número de pilotos na atividade, aliás, é resultado do ano complicado que a F3 Euro terá pela frente. Se em 2015 a categoria teve em média 33 pilotos por etapa, dessa vez apenas 24 carros se inscreveram e 21 estão na Itália.

Times como a West-Tec, Fortec, Double R e Signature deixaram o certame.

Não há uma razão específica para a debandada. Mas a concorrência da GP3, da Euroformula Open e da F-V8 3.5 somada à necessidade de só ter chances de título ser correr pela Prema pode ter afastado muitos pilotos.

A categoria agora volta à pista no dia 31 de março, em Paul Ricard, local da etapa de abertura da temporada.

Confira o combinado dos tempos na Itália:

tempos f3 euro vallelunga

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s