Novos carros da F1 2016 – Sauber C35

Sauber C35 2016 F1
A Sauber de 2016 pode ser considerada uma evolução do carro do ano passado

A Sauber foi a última equipe da F1 a apresentar o carro para a disputa da temporada 2016. Depois de ir para o primeiro teste coletivo, na última semana, com o modelo do ano passado, o C35 foi mostrado nesta segunda-feira (29).

É uma estratégia inteligente se a gente for pensar bem. Por se tratar de um ano bissexto, o time teve um dia a mais que os adversários para desenvolver o equipamento. Tenho certeza que será esse dia que fará toda a diferença nos resultados.

Ignorando o parágrafo acima, que não faz nenhum sentido, a Sauber deve ter um ano complicado pela frente.

Mesmo com os patrocínios de Felipe Nasr e Marcus Ericsson o time não tem dinheiro de sobra, e ainda perdeu a posição de “equipe B” da Ferrari para a Haas. Ou seja, as inovações de Maranello vão primeiro para o time americano e, talvez, depois para a esquadra suíça.

Do lado positivo, a Sauber apostou na continuidade para 2016, com o diretor-técnico Mark Smith (ex-Caterham), que chegou no ano passado, tendo dito que as principais novidades são na aerodinâmica.

Sauber C35 all
O bico ficou mais curto que o do ano passado, enquanto sidepods e asa traseira foram refeitos

Há dois pontos em que essas mudanças são mais visíveis. O primeiro é o sidepod, que está mais estreito e menor que o do ano passado. O apêndice acima dele, ligado à tira lateral, substitui as garras que estavam no equipamento de 2015.

A outra é a traseira. Por usar a transmissão da Ferrari, que ficou menor, a Sauber pôde estreitar toda a carenagem nessa parte do carro, dando maior espaço para a passagem de ar.

O curioso é o suporte da asa traseira. Ele repete a Toro Rosso de 2015 passando por dentro do escapamento, o que direciona o ar expelido, mas se divide em dois na parte acima, algo que não está presente em nenhum carro da F1.

Com relação ao C34, a Sauber manteve o mesmo conceito da entrada de ar da tampa do motor. Ela continua com duas “orelhas” auxiliares e com o resto da carenagem muito afastada. Assim como acontece desde 2014, dá para ver claramente os quatro suportes dessa peça enquanto em carros como a Mercedes e a Ferrari há apenas um pino sustentando-a.

Sauber 2016 sidepod
Detalhe do sidepod do Sauber C35, que está mais estreito, menor e com um apêndice novo

O bico, curto, também é muito similar ao usado no fim do ano passado e com o da nova Ferrari, embora um pouco mais curvado.

Se esse conjunto vai dar certo? Será preciso esperar o GP da Austrália. Mas continuidade nunca é ruim no automobilismo, e a Sauber tem praticamente o mesmo pacote de 2015.

Nasr, no entanto, já disse que o objetivo é brigar novamente pelas posições intermediárias, o que deve se tornar mais complicado devido à melhora da Manor, o surgimento de uma Haas surpreendente competitiva e uma necessária evolução da McLaren.

A partir desta terça-feira teremos as primeiras respostas, com a F1 voltando a Barcelona para mais quatro dias de treinos coletivos.

A Sauber teve a vantagem de ser uma das equipas que mais andaram na primeira bateria de treinos coletivos, embora tenha usado o carro do ano passado, então o aproveitamento das informações seja limitado.

Carros da F1 2016 – basta clicar no link em azul para ver a análise de cada um:
Williams FW38
Ferrari SF16-H
Haas VF-16
Mercedes W07 Hybrid
McLaren MP4-31

Anúncios

Um comentário sobre “Novos carros da F1 2016 – Sauber C35

  1. Claro que não dá pra dizer nada,mas achei o carro com uma aerodinâmica até certo ponto bem refinada.

    Pelo menos bem mais do que a situação financeira e a restruturação da parte técnica parecesse supor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s