Treinos da F-Renault Eurocup 2016 em Aragón

Max Defourny voltou a dominar as atividades da F-Renault
Max Defourny voltou a dominar as atividades da F-Renault

Sai ano, entra ano, e os treinos coletivos da F-Renault Eurocup têm o mesmo resultado: Max Defourny na frente.

Foi exatamente o que aconteceu neste domingo e segunda-feira, na primeira sessão de testes da categoria em 2016, em Aragón.

Defourny, que já havia sido mais rápido no fim do ano passado, na mesma pista de Aragón, liderou os dois dias de atividades ao cravar 1min54s751 no domingo.

A novidade dessa vez ficou por conta da equipe do belga. Depois de a esquadra ter competido nos últimos anos como ART Junior, ela reverteu para o nome de R-Ace, com o qual estreou na categoria em 2011.

Aos 17 anos, Defourny está para começar a primeira temporada completa na Eurocup, após ter sido o quarto colocado na F-Renault Norte-Europeia (NEC) no ano passado. O bom desempenho neste começo de ano sugere que se trata de alguém em quem devemos ficar de olho.

A segunda colocação ficou Lando Norris, que retornou ao automobilismo europeu após o título da Toyota Racing Series na última semana.

O britânico andou com o carro que levou Louis Délétraz ao vice-campeonato no ano passado, mas fechou quase 0s5 atrás do líder.

A terceira colocação vem mostrando que Dorian Boccolacci tomou a decisão certa ao deixar a F3 Europeia, onde competiu sem destaque em 2015, para uma categoria menor, a F-Renault. Após perder o apoio da Lotus, o francês percebeu que sair de um ano apenas razoável na F4 Francesa direto para a F3 foi um passo muito grande a agora está tentando compensar o tempo perdido.

Bruno Baptista, o único brasileiro na pista, foi o quarto na soma dos tempos, embora tenha sido o terceiro nos resultados apenas da segunda-feira.

O piloto atribuiu o bom desempenho ao que aprendeu na Toyota Racing Series e se disse mais preparado para 2016. Como o forte de Baptista tem sido as largadas e o ritmo de corrida, ir bem também em voltas rápidas pode ser o que faltava para conseguir melhores resultados neste ano.

Não vejo o brasileiro lutando por vitórias em 2016, mas, se deixar os constantes abandonos para trás, pode ser capaz de lutar por pontos de forma regular, até porque parece ser o melhor piloto da Fortec, e ter a equipe trabalhando para si é sempre uma vantagem.

Bruno Baptista foi o único brasileiro nos treinos da F-Renault
Bruno Baptista foi o único brasileiro nos treinos da F-Renault

O top-5 ainda contou com Jehan Daruvala, outro que vem da Toyota Racing Series. O indiano, apoiado pela Force India, terminou logo à frente do russo Robert Shwartzman, que completa o fortíssimo plantel da Josef Kaufmann para 2016.

A expectativa era que Shwartzman subisse para a F3 Euro após o terceiro lugar na F4 Italiana e o quarto lugar na F4 Alemã no ano passado, mas ele surpreendeu e decidiu passar um ano na F-Renault.

Sacha Fenestraz, destaque da F4 Francesa no ano passado, foi o sétimo, seguido por Gabriel Aubry, Julien Falchero e Darius Oskoui.

Campeão da F4 Inglesa e eleito pela revista “Autosport” como melhor piloto júnior britânico em 2015, Will Palmer foi apenas o 12º. Será curioso ver entre ele e o irmão, Jolyon, da Renault, na F1, quem terá o carro mais rápido nesta temporada.

Na parte negativa da tabela, Ferdinand Habsburg decepcionou ao ser apenas o 18º, mesmo tendo conquistado duas vitórias na Nova Zelândia. Vice-campeão da F4 Sudam, Rodrigo Pflucker, em 22º, também não foi bem.

A categoria, agora, volta à ação nos dias 4 e 5 de março, em Paul Ricard, na França.

Confira os tempos em Aragón:

treinos da F-Renault em Aragón

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s