
Novidade no grid da F1, a Haas espera ter melhor sorte que Caterham, Marussia, HRT e USF1. Afinal, as quatro equipes escolhidas no último processo de seleção somaram juntas apenas dois pontos na categoria, e uma delas nem sequer estreou.
Para atingir os objetivos de pontuar, a esquadra americana buscou grandes nomes do automobilismo mundial.
A principal parceria foi com a Ferrari, de quem compra toda a parte mecânica, como motor e caixa de câmbio. Juntas, aliás, se envolveram em uma polêmica. Por não ter sido considerada uma equipe da F1 no ano passado, a Haas não tinha as mesmas limitações para o uso túnel de vento. Daí, a Ferrari teria aproveitado para usar a parceria para testar novos componentes.
A troca de informações entre os times só foi proibida no fim de 2015, mas elas acabaram com diversas partes do carro bastante parecidas, como a asa dianteira e a suspensão traseira.
Pelo regulamento da F1, uma equipe pode comprar todos os componentes de outro, tirando o monocoque e a carenagem.

Assim, a Haas contratou a Dallara para fabricá-los, levando em conta a expertise da empresa, que é a responsável pelos equipamentos da Indy, GP2 e Super Formula, e já teve passagens mais discretas pela F1, fornecendo os carros de HRT e Scuderia Italia.
A dupla de pilotos também é experiente. Romain Grosjean chega após ter feito toda a carreira na Lotus/Renault, enquanto Esteban Gutiérrez recebe uma segunda chance graças ao vínculo da Haas com a Ferrari, onde era reserva.
Na parte técnica, é impossível não comparar o carro da equipe americana com o da Ferrari.
O VF-16 tem um bico mais baixo que o da Ferrari, então aquela saliência para frente é menor que a da esquadra italiana. O sistema pushrod na suspensão direita é idêntico ao da Ferrari, até porque o time americano nunca teve nenhuma tradição em usar o pullrod.
No bico, há um pequeno degrau, que pode indicar problemas para acomodar todos os componentes da suspensão dianteira ou então alguma solução aerodinâmica, como um duto em S – que serve para levar o ar da parte debaixo do carro para a de cima – ainda não revelada.

A entrada de ar da tampa do motor também é diferente entre as das duas equipes, com a da Haas sendo presa por duas hastes, contra uma da do time de Maranello. Também é possível ver claramente as diferentes entradas do ar para a parte interna do carro.
O resto dos componentes é similar entre as duas esquadras, embora o recorte da asa traseira e do assoalho mostrem que o VF-16 pareça uma versão com um acabamento menos trabalhado que o da SF16-H.
Confira os detalhes dos outros carros da F1 2016 (nos links em azul):
Williams FW38
Ferrari SF16-H
Mercedes W07 Hybrid
McLaren MP4-31
Sauber C35
Tomara que seja uma grande surpresa em termos de performance porque do contrario único premio que vai ganhar será o de pior visual. Parece aquelas pinturas de equipes que decidem participar de uma corrida no último momento e para nao ir com o carro sem pintura vão ali na esquina, compram tinta spray e pintam.
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Impressionante.
É quase idêntico a Ferrari do ano passado…
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Juro que não quero ser o cara chato, mas acho que se a gente comparar todos os carros da F1, as semelhanças serão sempre enormes. Mas acho que o problema é que a gente nunca sabe o que olhar, então parece tudo igual, porque eles têm o mesmo comprimento, uma asa traseira no mesmo lugar, aquela tira na frente do sidepod, duas rodas e, no caso desses dois carros, a traseira é preta.
Bico, entrada de ar da tampa do motor, carenagem traseira e asa traseira têm diferenças bem visíveis. Até o sidepod da Haas parece mais bem esculpido que o da Ferrari.
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Concordo.
O regulamento limitado faz com que os carros sejam parecidos.
Acho que carros parecidos são a Renault e a Mercedes,a Red Bull e a Toro Rosso.
Até a Williams teve se bico copiado pela Ferrari SF16 e os carros ficaram semelhantes.
Mas a Haas e a Ferrari são demais.
O carro da equipe americana parece uma versão B da Ferrari de 2015.
Asa traseira,saia,suspensão,aletas,”tea tray”…
O site F1Fanatic fez uma montagem mostrando que até o cockpit é igual.
Incluisve o volante.
A tampa do motor só não é tão parecida pq a da Haas é maior.
Parecendo as da temporada de 2014,quando eram grandes pra melhorar a durabilidade da unidade de força.
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