Novos carros da F1 2016 – Williams FW38

O novo carro da Williams para a F1 2016 parece uma evolução do anterior
O novo carro da Williams para a F1 2016 parece uma evolução do anterior

A Williams surpreendeu nesta sexta-feira, dia 19, e divulgou as primeiras imagens do FW38, o carro para a disputa da temporada 2016 da F1.

Para este ano, a equipe espera diminuir a diferença para a Mercedes e retomar o posto de segunda força da F1, perdido para a Ferrari.

Para conseguir alcançar a vice-liderança, ela conta com a manutenção dos pilotos Felipe Massa e Valtteri Bottas e do bom motor Mercedes, além de boa parte da equipe técnica que trabalhou no carro nos últimos anos.

O problema, porém, pode ser a falta de dinheiro. A crise na Petrobras e a saída de um dos patrocinadores de Bottas podem comprometer o orçamento da esquadra.

Outra dificuldade é que a dupla de pilotos estará no último ano de contrato, e as especulações com relação ao futuro deles na F1 pode atrapalhar o foco nas corridas, assim como aconteceu entre as conversas entre Bottas e Ferrari no meio de 2015.

As maiores novidades na Williams de 2016, por enquanto, estão nos sidepods e na suspensão dianteira
As maiores novidades na Williams de 2016, por enquanto, estão nos sidepods e na suspensão dianteira

Na parte técnica, a esquadra inglesa trouxe algumas novidades.

Começando pelo bico, o apresentado é muito parecido com o do ano passado, pela similaridade, há a suspeita de que esse era apenas um visual para o lançamento, e até o começo da temporada o time tenha uma peça nova, mais parecida com o da Mercedes. A própria chefe da equipe, Claire Williams, disse que o equipamento mostrado está longe de ser o carro pronto.

Continuando a análise, a suspensão dianteira está mais baixa, favorecendo a busca pela aderência mecânica, um dos problemas do equipamento de Massa e Bottas em 2015, principalmente em pista molhada.

As maiores novidades da Williams FW38 estão no sidepod. Eles foram refeitos e dá para perceber que foram mais esculpidos pela riqueza de detalhes. A equipe tem aquelas três aletas em cima da parte lateral, como já havia nas últimas provas do ano passado, e a entrada de ar ficou menor, indicando que o time conseguiu organizar os componentes internos de uma forma mais efetiva, mas sem comprometer a refrigeração.

Como consequência, a equipe, que sempre foi mestre em encolher a caixa de câmbio, tem uma parte traseira do carro bastante fina, com muito espaço para a passagem de ar até o difusor.

Por fim, a asa traseira é recortada, seguindo a tendência de alguns carros do ano passado.

No geral, pela manutenção dos principais integrantes, a nova Williams parece ser uma evolução do carro do último ano, não uma revolução na máquina. Resta saber se esses pequenos ganhos serão suficientes para que a equipe volte a brigar por pódios de forma constante.

Carros da F1 2016 – basta clicar no link em azul para ver a análise de cada um:
Ferrari SF16-H
Haas VF-16
Mercedes W07 Hybrid
McLaren MP4-31
Sauber C35

Anúncios

Um comentário sobre “Novos carros da F1 2016 – Williams FW38

  1. O carro da Williams me pareceu bastante interessante. Se de fato for uma carro mais eficiente do que o do ano passado, será uma ótima oportunidade para eles subirem um degrau se estabelecerem ali, junto com Mercedes e Ferrari de forma mais consistente. Terão os mesmos motores da Mercedes, então, se realizaram um chassi bem equilibrado sem a s carências do FW37, este poderá ser um ano realmente muito bom para a Williams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s