Uma pequena vitória com Rio Haryanto

Rio Haryanto será piloto da Manor em 2016
Rio Haryanto será piloto da Manor em 2016

Entre aquelas pequenas vitórias na vida, o anúncio de Rio Haryanto como piloto da Manor em 2016 é uma delas.

É que há praticamente seis anos, no dia 27 de abril de 2010, escrevi aqui no World of Motorsport que o indonésio era um daqueles pilotos nos quais deveríamos ficar de olho.

Fazendo um parêntese, ironicamente naquela lista o coloquei ao lado de Alexander Rossi, que foi derrotado na briga pela vaga na Manor.

Na época, Haryanto tinha acabado de ser campeão da F-BMW do Pacífico, em um ano no qual a categoria recebeu pilotos da Europa, incluindo Felipe Nasr, em diversas etapas. O indonésio, então com 19 anos, era o único dos asiáticos que conseguia acompanhar o ritmo dos convidados, o que chamou a atenção no paddock.

Depois, ele assinou com a Manor – de John Booth – para correr na GP3 no ano seguinte, terminando em quinto na tabela, com uma vitória.

Em 2011, sua carreira entrou em declínio. Apesar de dois triunfos, foi apenas o sétimo na GP3, mesma posição na Auto GP, embora tenha corrido nesta última para a poderosa Dams, substituindo o então campeão Romain Grosjean.

Em quatro anos de GP2, passou por Carlin, Addax, Caterham e Campos, sendo competitivo apenas no último ano, com três vitórias (todas em corridas com o grid invertido) e o quarto lugar na tabela final.

É verdade que ele teve azar ao assinar com Addax quando Alejandro Agag, preocupado com a F-E, não ligava mais para a equipe e com a Caterham no ano em que Tony Fernandes vendeu a escuderia (e mais tarde ela decretou falência).

A falta de resultados nesse período no automobilismo europeu acabou tornando Haryanto de alguém em quem deveríamos ficar de olho em um mero pagante que chegou à F1.

Seu principal trunfo é vir da Indonésia, país de mais de 250 milhões de habitantes, que praticamente não tinha qualquer ligação com a F1. Um novo e vasto mercado, portanto, para a categoria explorar.

Você pode clicar aqui para ver o grid completo da F1 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s