Pedro Piquet venceu pela segunda vez na Toyota Racing Series
Pedro Piquet venceu pela segunda vez na Toyota Racing Series

Pedro Piquet encerrou um incômodo tabu para os pilotos brasileiros ao conquistar a vitória na terceira corrida da etapa de Hampton Downs da Toyota Racing Series, neste domingo, dia 31.

É que pela primeira vez um representante do país ganhou uma corrida na TRS sem o grid invertido. Todos os outros cinco triunfos dos brasileiros (de Lucas Foresti, Pipo Derani, os dois de Bruno Bonifacio e o outro de Piquet) aconteceram pela inversão dos primeiros colocados da prova anterior.

Piquet havia conquistado a pole-position para a terceira bateria, na sexta-feira, ao superar Lando Norris por apenas 0s086 no treino classificatório. Depois, no domingo, fez uma boa largada e manteve a ponta durante todas as voltas, mesmo com a entrada do safety-car e a pressão constante de James Munro.

De quebra, Piquet levou a taça da New Zealand Motor Cup, uma das provas mais tradicionais do automobilismo neozelandês.

Com a pole e vitória, o bicampeão da F3 Brasil tem se mostrado competitivo mesmo duelando contra adversários mais badalados, como Guanyu Zhou, da Academia da Ferrari, e Jehan Daruvala, que conta com o apoio da Force India.

E esse era o objetivo inicial de Piquet, que se prepara para disputar a F3 Euro em 2016, pela equipe Van Amersfoort.

O brasileiro também foi o maior pontuador do fim de semana, tendo conquistado dois terceiros lugares nas primeiras baterias. Assim, ele assumiu a segunda colocação do campeonato, com 466 pontos. O líder é Norris, com 520.

O britânico, aliás, teve um fim de semana bem ruim ao se envolver em um acidente na segunda bateria, terminando em 16º, e sendo o sexto na terceira prova.

O problema para Piquet é que o regulamento da TRS penaliza muito os pilotos que abandonarem uma prova (não somam pontos), e ele não completou a terceira corrida em Ruapuna ao se envolver em um acidente nas voltas finais.

Naquela prova, ele era o piloto mais bem classificado entre os que estavam com pneus para mista molhada, a estratégia vencedora. Como a vitória dá 75 pontos, e a diferença atual para Norris é de 54, o abandono pesou para o filho de Nelsão.

Os outros dois brasileiros na categoria também estão sofrendo por não terminarem provas. Bruno Baptista, com cinco top-10, é o 14º na tabela devido a três abandonos, enquanto Rodrigo Baptista está dois postos atrás.

A próxima etapa da Toyota Racing Series acontece já no primeiro fim de semana de fevereiro em Taupo.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Piquet em Hampton Downs, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial.