A Red Bull anunciou a nova formação do Junior Team
A Red Bull anunciou a nova formação do Junior Team

A Red Bull confirmou nesta segunda-feira, dia 25, os integrantes da edição de 2016 do Junior Team, o programa de jovens pilotos de maior sucesso na F1 atual.

Com relação ao ano passado, apenas Pierre Gasly, que vai correr pela Prema na GP2, ficou. Dean Stoneman e Callum Ilott caíram fora após apenas 12 meses. Para a vaga deles, a Red Bull já tinha anunciado as chegadas do brasileiro Sergio Sette Câmara, além de Niko Kari e Luis Leeds.

Vendo a nova formação, a primeira certeza é que, tirando alguma tragédia no meio do caminho, Gasly será piloto da Toro Rosso, mesmo que seu jejum de dois anos sem vitórias não tenha agradado a Red Bull.

O francês, que teve um corte no orçamento que recebe da empresa de energéticos, é o único dos quatro pilotos em uma categoria às portas da F1. Ou seja, se Max Verstappen for promovido para a Red Bull em 2017, então ele ficará com a vaga da Toro Rosso.

O contrato de Verstappen vai até o fim de 2017, mas há cláusulas que o liberam caso não tenha um carro competitivo. De resto, Kari, Sette Câmara e Leeds vão brigar pela vaga de Sainz, com vínculo também até o fim do ano que vem.

O brasileiro tem uma ligeira vantagem, pois vai para a sua segunda temporada na F3 Euro. Como ele já conhece o equipamento e a maior parte das pistas, a Red Bull vai exigir que brigue por vitórias e pelo título

No ano de estreia na categoria, em 2015, o brasileiro foi o 14º na tabela de pontos, com dois pódios, além de ter brigado pela vitória no Masters de F3 e ter ido bem em Macau.

Na tabela da pontos da F3 Euro, o mineiro terminou duas posições atrás de Callum Ilott, que talvez tenha sido o maior injustiçado na nova formação do Red Bull Junior Team.

Campeão europeu na divisão KF em 2014 e dono de um currículo vitorioso no kartismo, ele foi levado direto do kartismo para a F3 na temporada passada, em uma tentativa de emular o sucesso de Max Verstappen no ano anterior.

Enquanto o garoto mostrou velocidade desde o começo, como o quinto lugar em sua quinta corrida na F3, também foi extremamente inconsistente, tendo pontuado apenas três vezes nas 21 corridas entre as rodadas de Pau e do Algarve.

Sem o apoio da Red Bull, Ilott, de 17 anos, será companheiro de Pedro Piquet na Van Amersfoort.

Dean Stoneman, cortado após o sexto lugar na World Series by Renault de 2015, ainda não anunciou planos para a nova temporada.

Entre os novos contratados, Kari será parceiro de Sette Câmara na Motopark na F3 Europeia, enquanto Leeds vai correr pela Arden na F4 MSA. A presença do australiano de apenas 15 anos, aliás, não deixa de ser uma surpresa, visto que foi apenas o sexto na F4 Australiana do ano passado, antes de vencer a etapa de abertura da F4 Mexicana, preliminar da corrida da F1 no Hermanos Rodriguez.