O outro choque de datas das 24 Horas de Le Mans

As chances de Daniel Serra correr em Le Mans estão caindo mais que as ações da Petrobras - foto de fernanda freixosa/vicar
As chances de Daniel Serra correr em Le Mans estão caindo mais que as ações da Petrobras – foto de fernanda freixosa/vicar

O anúncio de o treino classificatório do GP da Europa, que acontecerá no Azerbaijão, da F1 estar marcado para a mesma hora da largada das 24 Horas de Le Mans de 2016 causou alvoroço entre os fãs do automobilismo.

Apesar de, na prática, quem quiser acompanhar as primeiras voltas na França vai acabar perdendo no máximo o Q1 da F1, o que não é um prejuízo tão grande assim. Depois, ainda haverá outras 23 horas em Le Sarthe para serem assistidas.

Só que esse não é o único choque de datas da tradicional prova francesa. No dia 5 de junho, acontece o dia de testes, obrigatório para todos os novatos que quiserem competir na corrida de longa durança.

E nesta sexta-feira, dia 22, o site Sportscar365 publicou uma reportagem dizendo que a Ferrari está incentivando suas equipes clientes a se inscreverem para Le Mans, em uma tentativa de diminuir o poder de fogo da recém-chegada Ford.

Uma das esquadras é a Scuderia Corsa, que vai disputar os rounds de longa duração da Imsa, nos EUA, com Alessandro Pier Guidi, Alex Prémat e Daniel Serra.

Não é certeza que a Scuderia Corsa receberá o convite para participar da divisão GTE-Pro em Le Mans nem que Serra será um dos pilotos do time. Mas caso isso aconteça, o brasileiro terá um problema, já que a etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car está marcada para o mesmo dia 5 de junho.

E no ano passado Cacá Bueno, vice-campeão e suspenso em Curitiba, mostrou claramente como ficar fora de uma etapa pode afetar as pretensões de título de qualquer piloto.

Por outro lado, não é incomum a Stock Car mudar as datas de suas provas para evitar conflito na agenda de suas principais estrelas.

Entretanto, a etapa da Blancpain Sprint Series de 2014, realizada coincidentemente do mesmo Azerbaijão da F1, precisou ter uma escalação alternativa de pilotos brasileiros, já que os titulares do time de Antonio Hermann estavam disputando a Stock Car, em Tarumã, no mesmo dia.

A organização das 24 Horas de Le Mans vai divulgar os 58 carros inscritos para a corrida deste ano no dia 5 de fevereiro, embora apenas um piloto de cada um deles – o capitão – precisará estar confirmado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s