Algo novo acontecendo nas F4

A F4 Note-Europeia começa a atrair pilotos de fora da Europa
A F4 Note-Europeia começa a atrair pilotos de fora da Europa

Um dos principais pilotos da última temporada do kartismo internacional, o indiano Kush Maini, de 15 anos, anunciou nesta quarta-feira, dia 20, que vai fazer a transição para os monopostos em 2016. Ele vai disputar tanto a F4 Norte-Europeia (SMP) quanto a nova F4 Espanhola.

As duas são organizados pela equipe finlandesa Koiranen, que recentemente deixou a F-Renault para se dedicar apenas à F4. Maini, assim, pode disputar até 45 corridas neste ano.

O irmão mais novo de Arjun Maini, da T-Sport na F3, acaba abrindo uma nova opção para os jovens pilotos que buscam acumular mais quilometragem. No ano passado, o costume era se alternar entre F4 Italiana e F4 Alemã, que usam o mesmo equipamento, embora houvesse um choque de datas na última etapa das duas categorias.

Agora, um piloto poderá disputar o torneio norte-europeu, que se divide entre Holanda, Rússia e Estônia, e o ibérico, em Portugal e Espanha.

Os dois certames também têm boas premiações para os primeiros colocados. Niko Kari, o campeão da F4 Norte-Europeia no ano passado, teve a temporada 2016 na F3 Euro quase toda paga como bolsa. Ele será companheiro de equipe de Sergio Sette Câmara na Motopark.

Vai ser interessante ver se outros pilotos vão seguir o caminho de Kush Maini e também optar pelas duas F4 da Koiranen. Pode ser uma boa alternativa para fugir dos grid lotados dos campeonatos alemão (mais de 50 inscritos) e italiano (mais de 30).

Kush Maini venceu o Trofeo Andrea Margutti no kart
Kush Maini venceu o Trofeo Andrea Margutti no kart

Kush Maini chega à F4 depois de ter brilhado na primeira metade de 2015 na divisão KFJ do kartismo. Ele foi quarto colocado no WSK Champions Cup, que é o primeiro grande torneio do ano, e venceu o Trofeo Andrea Margutti, apesar de ter caído de rendimento na segunda metade da temporada, sendo o décimo no Mundial.

No fim do ano, ele estreou nos monopostos na JK Series, campeonato da Índia que usa os antigos carros da F-BMW, quando decidiu deixar de vez o kartismo.

Ele é o primeiro inscrito na F4 Espanhola, enquanto a F4 Norte-Europeia tem confirmada a presença dos russos Alexander Vartanyan e Denis Mavlanov, além dos finlandeses Tuomas Tujula e Juho Valtanen.

No ano passado, era comum que alguns pilotos russos também tomassem parte da F4 Francesa. Como parece que neste ano podem se dedicar à Espanhola, isso explicaria a diminuição no número de etapas – e consequentemente do custo – do torneio francês, que pode estar com dificuldades de atrair novos pilotos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s