O brasileiro mais vitorioso dos últimos cinco anos

Pietro Fittipaldi venceu duas vezes no fim de 2015
Pietro Fittipaldi venceu duas vezes no fim de 2015

Todos os anos coloco aqui no World of Motorsport a lista dos brasileiros que mais ganharam corridas nos últimos 12 meses. É uma forma de fazer um balanço da temporada e avaliar como os representantes do país se saíram nas pistas do mundo todo.

O problema é que nem sempre o vencedor acaba vingando no automobilismo. Muitas vezes, um competidor domina alguma categoria menor, mas não consegue o mesmo sucesso quando dá os passos seguintes da carreira.

Uma forma de avaliar quem está indo bem nos autódromos internacionais é pegar o resultado dos últimos cinco anos.

E o brasileiro com mais triunfos no exterior neste período é Pietro Fittipaldi.

O neto de Emerson, que já havia liderado a lista publicada no ano passado, obteve mais duas conquistas nos últimos meses, no MRF Challenge, chegando a 18 no total. Ele já havia ganhado 10 vezes na F-Renault Inglesa, categoria da qual foi campeão em 2014, uma na F4 Inglesa e cinco em certames menores nos ovais dos EUA.

Fittipaldi, assim, ampliou a vantagem para o novo segundo colocado, Felipe Nasr, apesar de o piloto da Sauber não ter ganhado nenhuma na última temporada.

É que João Paulo de Oliveira, o antigo vice-líder, conquistou só uma vitória em 2015. Como ele tinha três primeiros lugares em 2010 expirando, acabou perdendo a posição não só para Nasr mas também para Bruno Bonifacio, outro sem primeiros lugares na última temporada.

Da mesma forma, Fabio Gamberini e Nicolas Costa ganharam posições, graças a Cesar Ramos, que perdeu três primeiros lugares da campanha do título da F3 Italiana de 2010.

Com oito vitórias na última temporada da F-Lites, Vinicius Papareli, em sétimo, é o novato mais bem classificado na lista. Os outros dois novos integrantes do top-20, que você pode conferir abaixo, são Pedro Cardoso e Vitor Baptista, atuais campeões da F4 Sudamericana e da Euroformula Open, respectivamente.

Apesar de não aparecerem entre os 20 mais vitoriosos, os maiores ganhos de posição na lista foram de Victor Franzoni, que pulou sete postos com os três triunfos na USF2000, e Antonio Pizzonia, graças a ter ido ao lugar mais alto do pódio duas vezes na Auto GP.

Na contramão, Victor Carbone perdeu 24 posições ao deixar seis vitórias da F2000 expirarem. Jaime Melo e Helio Castroneves também pegaram o elevador para baixo, descendo 16 e 12 posições, respectivamente.

João Paulo de Olveira caiu no ranking, embora tenha vencido
João Paulo de Olveira caiu no ranking, embora tenha vencido

Análise

Pietro Fittipaldi e João Paulo de Oliveira são os únicos brasileiros a terem vencido no exterior nas últimas cinco temporadas, mas ambos seguem caminhos distintos na carreira.

O neto de Emerson ainda está dando os primeiros passos no esporte a motor e, depois de uma temporada irregular na estreia na F3 Europeia, pela Fortec, ele só conseguiu as duas vitórias no MRF Challenge, campeonato mais fraco que acontece na Ásia, nos últimos meses do ano.

Ainda assim, a regularidade mostra a capacidade do piloto de andar entre os primeiros, independentemente do tipo de carro e do continente. Algo importantíssimo para seguir carreira, seja na F1, seja em outro dos principais certames do automobilismo mundial.

O garoto também costuma ir melhor no segundo ano em uma categoria. Permanecer na F3 Europeia, no lugar de pular para a F3.5 V8 ou a GP3, portanto, pode ser importante para o seu desenvolvimento, ainda mais com quatro triunfos a expirar no fim do ano que vem.

Correndo no Japão, JP é praticamente o único piloto profissional brasileiro capaz de ganhar corridas um ano sim e no outro também, o que mostra como o país está frágil em produzir atletas com carreiras ao mesmo tempo duradouras e vencedoras.

A ascensão de Pizzonia, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet e Bruno Junqueira, no entanto, indica que ainda temos diversos talentos no esporte a motor que podem, com o equipamento certo, lutar por títulos e vitórias.

Confira os 20 brasileiros com mais vitórias no exterior nos últimos cinco anos:

vitórias 2010 - 2015

Anúncios

Um comentário sobre “O brasileiro mais vitorioso dos últimos cinco anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s