O que acontece no automobilismo em janeiro

A Toyota Racing Series é um dos campeonatos que ganharam popularidade global
A Toyota Racing Series é um dos campeonatos que ganharam popularidade global

Houve um tempo em que janeiro parecia um mês morto para o automobilismo. Por causa do inverno europeu, das férias da F1 e da dificuldade de conseguir informações sobre categorias menos conhecidas, o esporte a motor ganhava pouco espaço, mesmo nas publicações especializadas.

Restava apenas o Dakar, cuja disputa acontece nas primeiras semanas do ano, para preencher essa lacuna de velocidade.

Com a internet, um clique aqui e outro ali bastam para saber de resultados de corridas dos Estados Unidos, a lugares como o sudeste asiático, mesmo nessa época do ano mais vazia.

Uma dessas fontes de informação é o site Race Calendar. Como o próprio nome indica, é uma agenda do que vai acontecer nas próximas semanas, incluindo campeonatos amadores da Mazda na Oceania e certames de monopostos do Oriente Médio.

Muitas das corridas que ele mostra já existiam na época pré-difusão da internet, mas pelas dificuldades de divulgação e de acesso aos resultados elas acabavam sendo ignoradas.

Alguns promotores, porém, perceberam que essa era uma boa oportunidade para ter sucesso. Um campeonato bem organizado durante o inverno europeu era a chance de atrair alguns dos principais pilotos do mundo.

Foi assim, por exemplo, que Toyota Racing Series, na Nova Zelândia, o MRF Challenge e a Asian Le Mans Series, que acontecem neste mês, deram o pulo de certames locais para categorias de alcance global.

Da mesma forma, as 24 Horas de Daytona ganharam importância e agora atraem pilotos do mundo todo, de estrelas do endurance, como Mike Rockenfeller e Marcel Fassler, a jovens vindos das categorias menores da Nascar.

A programação do primeiro mês do ano ainda conta com as 24 Horas de Dubai (abrindo o calendário 2016 da 24h Series) e com a V8 Supercars neozelandesa.

A F-E, cuja quarta etapa acontece na primeira semana de fevereiro, entendeu que um dos segredos para ganhar publicidade e espaço na cobertura internacional era acontecer justamente quando os outros campeonatos não estão correndo. Por essa razão ela tem um calendário bianual, começando em outubro e terminando em julho.

E, para você não perder nada do que acontece no esporte a motor, basta checar a Agenda da velocidade aqui no World of Motorsport, publicada no começo de cada fim de semana do ano, com os horários, programação e resultados.

Abaixo você pode conferir o que acontece nas principais categorias do esporte a motor neste mês de janeiro:

janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s