As vitórias do Brasil em 2015

Vinicius Papareli venceu oito das 12 corrids da F-Lites nos EUA
Vinicius Papareli venceu oito das 12 corrids da F-Lites nos EUA

O ano de 2015 foi bom para os pilotos brasileiros no exterior. Eles conquistaram seis títulos (contando com Antonio Pizzonia na Auto GP) e somaram 55 vitórias. Mas quem foi o responsável pelo hino nacional do Brasil ser tocado mais vezes?

Para chegar a essa resposta, todos os anos coloco aqui no World of Motorsport um levantamento das vitórias brasileiras no esporte a motor. Em 2015, não por coincidência, a lista foi encabeçada pelos pilotos que conquistaram títulos.

E coube a Vinicius Papareli, ganhador da F-Lites, nos EUA, liderar com oito triunfos desde janeiro. Apesar da performance dominante, ele teve a vida facilitada, uma vez que o grid variou de apenas quatro a seis carros durante todo o campeonato.

A segunda colocação ficou com Pedro Cardoso. O vencedor da F4 Sudam, aliás, teve as mesmas oito vitórias de Papareli, embora uma delas tenha sido em um campeonato nacional, na divisão Light da F3 Brasil.

Vitor Baptista, campeão da Euroformula Open, e Nelsinho Piquet, primeiro campeão da história da F-E, apareceram na sequência.

O primeiro não campeão deste ano foi Victor Franzoni, que teria a chance de ampliar o número de triunfos caso tivesse disputado a temporada da USF2000 até o fim. Sem patrocínio, ele foi obrigado a subir para a Pro Mazda, onde tinha o apoio de um gentleman driver.

Christian Fittipaldi e Pizzonia, com dois primeiros lugares cada, foram os outros campeões deste ano.

Com relação ao ano passado, o número de vitórias diminuiu de 59 para 55, embora 26 pilotos tenham subido no degrau mais alto do pódio, contra 24 em 2014.

A explicação é que, tirando os campeões, quem venceu em 2015 ganhou pouco, uma ou duas corridas no máximo. Foram mais coadjuvantes que protagonistas de seus campeonatos.

Internacional (clique na tabela para ampliar):

win internacional

13 vitórias seguidas de Pedro Piquet na F3 Brasil - foto de fernanda freixosa/vicar
13 vitórias seguidas de Pedro Piquet na F3 Brasil – foto de fernanda freixosa/vicar

No Brasil, sem nenhuma surpresa, Pedro Piquet foi o piloto que mais ganhou. Foram 14 triunfos, sendo 13 consecutivos. Ele ainda chegou na frente em uma etapa da Porsche Cup em Goiânia.

Aliás, dos principais campeonatos do automobilismo brasileiro, só dois pilotos venceram em categorias diferentes. Além de Piquet, Rodrigo Baptista, colega de F3 Brasil, se mostrou polivalente ao triunfar também no Brasileiro de Marcas.

Com a F-Truck tendo corridas disputadas em dois segmentos, os pilotos tiveram o dobro de chances de alcançar o top-10 dos vencedores e não decepcionaram, com Felipe Giaffone, Paulo Salustiano e Leandro Totti bem classificados.

Destaque também para Gabriel Casagrande. Com poucos representantes da Stock Car fazendo jornada dupla nos eventos da Vicar, o paranaense não mostrou cansaço e ganhou cinco vezes, mas todas no Marcas.

Para encerrar, dois avisos importantes. No caso da Fara, categoria Pro-Am dos EUA que virou queridinha dos pilotos brasileiros, considerei apenas o vencedor geral das corridas, não de cada divisão.

O segundo é que é impossível acompanhar todos os brasileiros no mundo. Evidentemente, pode faltar alguém. Caso eu tenha esquecido você ou seu piloto favorito, juro que não foi nada pessoal. Só me avise nos comentários que eu acrescento.

Nacional (quatro vitórias ou mais):

win brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s