João Vieira e Bruno Baptista na F-Renault Eurocup 2016

João Vieira deve correr pela JD em 2016
João Vieira deve correr pela JD em 2016

A organização da F-Renault Eurocup anunciou nesta quarta-feira, dia 16, que sete equipes foram selecionadas para a temporada 2016 da categoria. Com relação ao último campeonato, saem Manor MP e a atual bicampeã Koiranen, que se dedicará apenas à F4.

As escolhidas, assim, foram: ART Junior, Arta, AVF, Fortec, JD, Josef Kauffman e Tech 1.

São dois os pilotos brasileiros que devem estar no grid. Bruno Baptista foi confirmado na Fortec no anúncio desta quinta, enquanto João Vieira deve competir pela JD, por quem já havia testado em Jerez e em Barcelona nos últimos meses.

Há um acerto verbal entre Vieira e a equipe, e o contrato já está pronto. Para que o negócio seja confirmado, o piloto tem até o fim de janeiro para começar a pagar a pela temporada. Aí o anúncio oficial será feito.

O brasileiro é protegido de Giancarlo Minardi e participou da F4 Italiana nos dois últimos anos.

Caso o acerto se confirme, Vieira e a JD se unem após ambos terem boas temporadas em 2015, mas abaixo do que esperavam.

Com um ano de experiência na F4, o brasileiro terminou 2015 na oitava posição, com quatro pódios, embora tenha lutado pelo terceiro lugar na tabela durante a primeira metade temporada. Em 2014, mesmo estreando de última hora na categoria, foi o sétimo.

A JD retornou à Eurocup, categoria na qual dominou no fim da década de 1990 (quando levou Felipe Massa e Enrique Bernoldi, entre outros, ao título), com a expectativa de, com Matevos Isaakyan, novamente brigar pela taça.

O jovem russo, porém, foi o décimo na tabela, com dois terceiros lugares como melhor resultado.

POUCAS EQUIPES

Não é exatamente um problema para a F-Renault ter perdido duas equipes para a próxima temporada. Com apenas sete esquadras, alguns times devem inscrever até quatro carros, permitindo que o grid, em uma estimativa conservadora, passe dos 20 competidores.

Também é comum que times participantes apenas das versões Alps e NEC do certame corram em uma etapa ou outra da Eurocup, aumentando o número de pilotos.

O que está claro, porém, é que a organização do campeonato está preocupada com o avanço da F4. No anúncio desta quarta, ela ressaltou que 11 pilotos já estão confirmados para 2016 e disse que a F-Renault se tornou uma boa opção de categoria de acesso para pilotos vindos da F4.

É tudo verdade. Mas nada impede que alguém pule da F4 para a F3. Ao escrever que a F-Renault está acima da F4, é uma forma dos próprios dirigentes do certame criarem uma hierarquia na base da canetada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s