Sergio Sette Câmara no Red Bull Junior Team

Sergio Sette Câmara será piloto Red Bull em 2016
Sergio Sette Câmara será piloto Red Bull em 2016

A Red Bull anunciou nesta sexta-feira, dia 11, três novos integrantes, para 2016, do Junior Team, o programa da equipe para levar jovens talentos à F1, mas que tem dado mais certo com a F-E. Entre os escolhidos está Sergio Sette Câmara, piloto mineiro de 16 anos de idade.

Do atual grid da F1, o Red Bull Junior Team contou com Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat, Carlos Sainz Jr e Max Verstappen. Nomes como Jean-Éric Vergne, Vitantonio Liuzzi e Sébastien Buemi também passaram por ele.

Com o histórico de sucesso do programa, a questão é se Sette Câmara conseguirá seguir os passos dos antecessores mais famosos e também chegar à F1.

Para responder, é preciso levar em conta dois fatores. O primeiro é o desempenho. O piloto mineiro terá a obrigação de vencer corridas e lutar por títulos se quiser se manter dentro do RBJT.

A segunda é o timing. Estar no lugar certo e na hora certa é importantíssimo para qualquer competidor. Em 2012, António Félix da Costa foi chamado pelo Red Bull Junior Team na metade da temporada e teve um desempenho muito bom. Lutou pelo título da GP3 até a última etapa e ganhou quatro das ultimas cinco corridas da World Series by Renault naquele ano.

No entanto, como Ricciardo e Vergne seguiram na Toro Rosso, ele ficou mais um ano na World Series. Passou longe da briga pela taça e viu Kvyat, campeão da GP3 em 2013, ganhar a vaga na F1. Coube a ele se contentar com o DTM.

As duas vagas na Toro Rosso podem mudar de mãos em breve. Tudo vai depender de quando Max Verstappen será promovido à Red Bull. Como o holandês tem contrato até o fim de 2017, os rubro-taurinos devem considerar levá-lo ao time principal no fim do próximo ano.

Seria um perigo deixar para negociar no fim do contrato com a Toro Rosso, em um momento em que Ferrari, Mercedes e Renault também poderão fazer propostas.

O futuro de Max Verstappen está ligado ao de Sergio Sette Câmara
O futuro de Max Verstappen está ligado ao de Sergio Sette Câmara

Só que pensar em Sette Câmara na F1 já em 2017 é cedo. Além de ser campeão da F3, ele precisaria ter um desempenho melhor que os demais colegas de Red Bull Junior Team. Nesta sexta, a equipe revelou apenas os novos contratados. Não disse o que vai acontecer com Pierre Gasly, Dean Stoneman e Callum Ilott, os representantes de 2015.

Pela lógica, como Gasly acabou de fazer uma temporada razoável na GP2, caso continue no Junior Team, a tendência é ficar mais um ano na categoria de acesso antes de assumir a vaga de Verstappen.

Como nenhum piloto permaneceu no time B da Red Bull mais que três temporadas, Sainz deve se despedir de lá no fim de 2017. Ou seja, a real chance de Sette Câmara passa a ser entrar na vaga do espanhol. Assim, ele tem dois anos para mostrar que está pronto para participar da principal categoria do automobilismo mundial.

Para 2016, ele segue na Motopark na F3 Euro. Não deixa de ser uma escolha curiosa, já que a equipe alemã venceu apenas uma corrida neste ano e está, na melhor das hipóteses, no segundo escalão da F3.

Além do piloto mineiro, Niko Kari, atual campeão da F4 Norte-Europeia, e Luis Leeds, australiano vencedor da corrida da F4 no GP do México, também foram anunciados pela Red Bull.

O último brasileiro no Junior Team foi Pedro Bianchini. O paranaense defendeu o programa entre 2007 e 2008, quando competiu na F-BMW. Ele sofreu um forte acidente no início do primeiro ano, não teve o desempenho esperado e acabou cortado. Só voltou a correr em 2013, em algumas etapas da Sprint Race.

Entre os brasileiros com passagem recentes por programas de jovens pilotos, Pietro Fittipaldi tem ligações com a Escuderia Telmex por causa de seus patrocinadores e Nicolas Costa está no time júnior da Lamborghini.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s