Stoffel Vandoorne pode disputar a Super Formula em 2016
Stoffel Vandoorne pode disputar a Super Formula em 2016

A Super Formula, principal campeonato de monopostos do Japão, divulgou nesta quinta-feira, dia 10, a versão final do calendário da temporada 2016.

Como Stoffel Vandoorne, reserva da McLaren e atual campeão da GP2, deve participar do certame, a expectativa era se haveria algum choque de datas com a F1.

Haverá. No dia 29 de maio, data do GP de Mônaco, a categoria japonesa visita Okayama, enquanto o GP do México e a prova final da Super Formula, em Suzuka, estão marcados para 30 de outubro.

O campeonato nipônico também estará em Okayama no dia 1º de abril, uma sexta-feira, para testes de pré-temporada. Na mesma data, serão realizados os treinos livres para o GP do Bahrein de F1.

Tirando esses três conflitos, nada impedirá que Vandoorne acompanhe a McLaren nas demais etapas de 2016.

WEC

O outro problema para a Super Formula é o WEC, o Mundial de Endurance.

Como pilotos como André Lotterer e Kazuki Nakajima disputam os dois certames, então é melhor evitar qualquer conflito para que eles não precisem se ausentar de uma etapa ou outra no Japão.

No novo calendário da Super Formula, não há choques, embora os competidores vão ter um mês de setembro bastante cheio.

As 6 Horas da Cidade do México, do WEC, estão marcadas para acontecer no dia 4 de setembro. Uma semana depois, os pilotos precisarão pegar o avião para o outro lado do mundo para a etapa de Autopolis do certame de monopostos.

No dia 18 de setembro, é hora de voltar ao Ocidente para as 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A corrida de Sugo, da Super Formula, fecha a maratona na semana seguinte, em 25 de setembro.

Como mal haverá tempo de descanso para os pilotos, será interessante observar se haverá alguma queda de desempenho nesse momento do ano.

Confira o calendário completo da Super Formula 2016:

24/4 – Suzuka
29/5 – Okayama
17/7 – Fuji
21/8 – Motegi
11/9 – Autopolis
25/9 – Sugo
30/10 – Suzuka