Nem tudo é tristeza para a Holden

Mark Winterbottom foi o campeão da V8 Supercars, mas terminou o ano em baixa
Mark Winterbottom foi o campeão da V8 Supercars, mas terminou o ano em baixa

A temporada 2015 da V8 Supercars terminou em comemoração para a Ford. Após quatro anos de domínio da Holden e de Jamie Whincup, Mark Winterbottom conquistou o título guiando para a equipe Prodrive, que alinha os carros da montadora americana.

Curiosamente, esse foi o primeiro ano que a V8 Supercars não teve apoio de fábrica da Ford. Coube à Prodrive competir com o espólio da antiga FPR e levar a melhor.

Só que a Holden, que viu Craig Lowndes terminar com o vice após ensaiar uma reação nas etapas finais, tem motivos para ficar otimista.

Se dividirmos a tabela em duas após a tradicional etapa de Bathurst, teremos um domínio da Ford na primeira etapa e um ressurgimento da montadora rival nas corridas seguintes.

No começo do ano, Winterbottom conquistou nove vitórias para disparar na liderança do campeonato. O principal rival era o companheiro de equipe, Chaz Mostert, com cinco triunfos e que começava a se aproximar perigosamente na tabela de pontos.

Mostert, porém, perdeu as etapas finais da temporada por causa de um forte acidente em Bathurst. Das 11 corridas disputadas desde então, o panorama mudou completamente na V8 Supercars. Foram dez vitórias da Holden contra apenas uma da Ford.

Aliás, nesse período, Winterbottom só chegou ao pódio uma vez. Foi com o terceiro lugar no circuito olímpico de Sydney, na penúltima etapa do ano, o que matematicamente lhe garantiu o título de 2015.

Nas demais provas, Whincup venceu cinco (e foi segundo em outras três) e Lowndes ganhou duas, mesmo número de Shane Van Gisbergen. James Courtney, na equipe de fábrica da Holden, ficou com o outro triunfo da fabricante australiana. Pela Ford, apenas David Reynolds subiu ao degrau mais alto do pódio.

E se há uma equipe que pode ser considerada favorita para o ano que vem é a Red Bull. É que além de manter Whincup e Lowndes, eles ainda trouxeram Van Gisbergen. Lembrando que o trio conquistou nove vitórias nas últimas 11 corridas do ano.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da V8 Supercars em Sydney, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s