Novos nomes no DTM

Luca Ludwig e Sebastian Asch esperam seguir os passos do pai e correr no DTM
Luca Ludwig e Sebastian Asch esperam seguir os passos dos pais e correr no DTM

As três montadoras do DTM – Audi, Mercedes e BMW – estão tendo a chance nesta semana de avaliar jovens pilotos. É que a última atividade da categoria neste ano é o treino dos novatos, que acontece entre os dias 1º e 3 de dezembro, em Jerez de la Frontera.

Para muitos jovens, participar dos testes é ficar mais perto de defender uma das marcas alemãs na categoria e se tornar um piloto profissional.

No entanto, não há garantias. A Audi, por exemplo, levou seis pilotos à pista espanhola, mas já anunciou ter renovado o contrato de todos os oito titulares do DTM para o ano que vem.

Assim, para Mitch Evans, Antonio Giovinazzi, Alex Palou, Arthur Pic, Ben Hanley e Matthew Brabham essa foi a oportunidade de se apresentarem para a montadora das quatro argolas, enquanto esperam para ver o que acontece em 2016 e 2017.

No ano que vem, Evans deve voltar à GP2 para uma quarta temporada, trocando a Russian Time pela Campos, justamente na vaga que foi de Pic. Giovinazzi, que chegou a substituir Timo Scheider na Audi quando o alemão foi suspenso por uma corrida, também vai testar nesta semana pela Carlin na categoria de monopostos.

Palou venceu pela GP3 em Abu Dhabi, enquanto Hanley vem do kartismo e Brabham não teve orçamento para 2015, participando apenas de algumas etapas da F-E e da Indy Lights.

George Russell andou pela BMW
George Russell andou pela BMW

Campeã em 2014, a BMW tem apenas quatro representantes na Espanha: Louis Délétraz, Jesse Krohn, Alexander Sims e George Russell, sendo que os três primeiros já têm contrato com a marca bávara em outros certames.

Délétraz, que vai disputar a F3.5 V8 em 2016, faz parte do programa de talentos da montadora ao lado de Krohn, atual vice-campeão da divisão GT da ELMS. Sims, que de vez em quando aparece em alguma corrida de F3, tem se dedicado ao GT inglês.

A novidade, assim, acaba sendo Russell, britânico de apenas 17 anos, que deve retornar à F3 Euro no ano que vem, trocando a Carlin pela Hitech. Caso não consiga fazer carreira nos monopostos, o DTM pode ser uma boa opção para o garoto que chegou a vencer Max Verstappen no mundial de kart.

No entanto, coube à Mercedes ter a maior esquadra em Jerez de la Frontera. Ao menos oito pilotos vão testar pela atual campeã.

A explicação é óbvia. Como Pascal Wehrlein, vencedor do DTM, pode ir para a F1 ou para a GP2, a fabricante deve aproveitar a oportunidade para avaliar possíveis substitutos. Entre eles, estão Kevin Magnussen (ex-F1), Raffaele Marciello (que deve perder a vaga na Academia da Ferrari) e Jazeman Jaafar (malaio protegido pela Petronas, parceira da Mercedes).

Mikkel Jensen, que conta com o apoio da Mercedes na F3 Euro, é o quarto nome da lista. Sem ter sido divulgado antes, Marvin Kirchhöfer, da GP3, também andou pela montadora.

Após o triunfo em Macau há duas semanas, Maro Engel ganhou a oportunidade de voltar a guiar um carro da Mercedes no DTM. Ele disputou a categoria entre 2008 e 2011, com o 12º lugar na tabela como melhor resultado.

Os últimos dois pilotos foram Luca Ludwig e Sebastian Asch, que venceram a Adac GT Masters pela montadora. Eles, aliás, são filhos dos ex-DTM Klaus Ludwig (campeão em 1991 e 1994) e Roland Asch.

Apesar de estarem recebendo a oportunidade como prêmio pelo bom desempenho em outra categoria, esperam seguir os passos de Maximilian Götz, campeão da mesma Adac GT Masters em 2013 e que nesta temporada foi um dos titulares da Mercedes no DTM.

A má notícia é que não há muitas vagas abertas na fabricante, mesmo se a saída de Wehrlein. Recentemente, a montadora renovou o contrato de Esteban Ocon, que é o reserva do DTM e novo campeão da GP3. Não será surpresa, portanto, se ele acabar como substituto do alemão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s