Tom Dillmann vai correr pela AVF na F3.5 V8 em 2016
Tom Dillmann vai correr pela AVF na F3.5 V8 em 2016

Tom Dillmann se tornou nesta segunda-feira, dia 9, o segundo piloto confirmado para o grid de 2016 da nova F3.5 V8, campeonato que surgiu após o fim da World Series by Renault.

O francês, tendo competido pela Carlin na última temporada da World Series, fechou com a AVF, que já tinha renovado com o mexicano Alfonso Celis Jr.

O acerto com Dillmann não é exatamente uma grande surpresa, já que o francês dominou os testes da pós-temporada, em Aragón, na última semana.

Essa também é a continuação de uma nova chance que o piloto de 26 anos de idade recebeu na carreira. No começo de 2014, ele viu a carreira nos monopostos terminar de forma abrupta com a morte do então dono da Russian Time na GP2, Igor Mazepa.

O dirigente apostava em Dillmann para o futuro do time, mas, com sua morte, assumiu o pai de Artem Markelov, que tinha planos diferentes para a escuderia. A esquadra acabou assinando com o russo e com Mitch Evans, deixando o francês no limbo.

Dillmann, então, disputou algumas etapas da GP2, substituindo pilotos machucados, e passou a se dedicar aos carros de turismo, tendo perdido uma bolsa para a Porsche Supercup 2015 para o italiano Matteo Cairoli.

A redenção começou quando a BMW contratou Tom Blomqvist para o DTM, deixando a vaga de coach na Jagonya Ayam, empresa que patrocina Sean Gelael e Antonio Giovinazzi, aberta. Dillmann foi o escolhido para ocupá-la, o que lhe rendeu o posto de titular na Carlin neste ano.

Com a ida para a AVF, também fica a dúvida se alguém irá substituí-lo como coach no time indonésio.

O primeiro contratempo de Dillmann no automobilismo aconteceu em 2008, quando foi dispensado pelo Red Bull Junior Team na metade da temporada da F3 Euro.

Recuperou-se dois anos depois, com o título da F3 Alemã. A partir daí, teve passagens por diversas categorias, como a GP3 e a própria F3 Euro, até chegar à Russian Time, na GP2.

Você pode clicar aqui para ver como o grid da F3.5 V8 2016 está se formando.