Pietro Fittipaldi vai disputar a abertura do MRF Challenge em Abu Dhabi
Pietro Fittipaldi vai disputar a abertura do MRF Challenge em Abu Dhabi

O calendário do automobilismo europeu vai geralmente de abril ao começo de outubro. Mas isso não significa que no resto do ano os carros fiquem parados na garagem.

Assim que a temporada acaba, pilotos e equipes começam um intenso período de treinamento de olho no ano seguinte. Nessa época é comum os competidores testarem pelas mais variadas equipes e categorias antes de fechar contrato.

E quem vai tendo um fim de 2015 bastante intenso é a família Fittipaldi.

Depois de ter disputado a F3 Europeia neste ano pela Fortec, o neto de Emerson deixou a equipe inglesa e nem mesmo vai disputar o tradicional GP de Macau, marcado para 22 de novembro.

No lugar, o garoto, que também andou pela poderosa Prema nas últimas semanas, vai disputar o MRF Challenge, campeonato equivalente à F-Renault que começa neste fim de semana em Abu Dhabi, no Oriente Médio.

Pietro, aliás, é a principal estrela da lista de inscritos, que também conta com Harrison Newey, filho de Adrian Newey, da Red Bull, e com Nobuharu Matsushita, da GP2. O nipônico correrá neste fim de semana em Yas Marina como forma de acumular quilometragem para a etapa de encerramento da GP2 no circuito.

O grid ainda terá Jake Dennis, outro vindo da F3 Euro, que deve andar em Abu Dhabi como um sinal de que planeja disputar a GP2 ou a GP3 em 2016. O outro nome que se deve prestar atenção é do britânico Max Fewtrell, de 16 anos, fazendo a transição do kartismo para os monopostos.

Enzo Fittipaldi testou pela Ginetta Junior
Enzo Fittipaldi testou pela Ginetta Junior

Voltando aos Fittipaldi, o irmão mais novo de Pietro, Enzo, está testando pela Ginetta Junior no Reino Unido. Ele participou de uma seletiva da montadora inglesa valendo uma bolsa para o ano que vem, acabou em quinto entre os 80 participantes, mas apenas o primeiro colocado ficou com o prêmio.

O campeonato é uma tradicional porta de entrada de kartistas no automobilismo britânico, já que permite a garotos de 14 anos de idade competirem. Por lá, nos últimos anos passaram Lando Norris, Will Palmer, Seb Morris e Charlie Robertson.

Como Enzo disputou alguns certames menores de turismo nos EUA, a exemplo do irmão, a transição para ele não deve ser tão grande, embora estivesse mais acostumados com os ovais.