Verstappen vale por dois

Max Verstappen terminou em quarto nos EUA
Max Verstappen terminou em quarto nos EUA

Max Verstappen não cansa de bater recordes na F1. No último fim de semana, ele se tornou o piloto mais jovem da história da categoria a conquistar dois quartos lugares na temporada de estreia.

Essa estatística, na verdade, conta mais pelos resultados conquistados na F1 em seu primeiro ano na categoria que pela precocidade.

Para colocarmos em perspectiva, faltando três etapas Verstappen é o décimo colocado na tabela, com 45 pontos. Ele está na frente de pilotos experientes e badalados como Romain Grosjean e Nico Hulkenberg.

Na comparação com outros pilotos que também passaram pela Toro Rosso, o resultado é ainda mais favorável ao holandês. Desde que a pontuação da F1 mudou, e 2010, dando 25 pontos ao vencedor, nunca o time italiano chegou aos 45 pontos.

Não é que Verstappen tem ido melhor que Jean-Éric Vergne ou Sébastien Buemi. Na soma de todas as duplas que a equipe teve nesse tempo, nenhuma igualou ao desempenho do piloto de 18 anos.

O melhor resultado final aconteceu em 2011, quando Buemi e Alguersuari marcaram juntos 41 pontos. Quatro a menos que tem neste ano o neerlandês, ainda com três corridas para ampliar a marca.

E Carlos Sainz Jr também não tem sido páreo. O espanhol, outro estreante na F1, tem 18 pontos marcados, um pouco mais que um terço do total acumulado pelo companheiro de equipe.

Na retrospectiva, Verstappen perde apenas para Sebastian Vettel. Em 2008, o alemão, no primeiro ano completo na F1, terminou com 35, em oitavo, mas num sistema diferente do atual.

Atualizando os resultados do atual titular da Ferrari, com a pontuação atual, ele teria marcado 91, incluindo a vitória em Monza. Para chegar a esse número, o holandês, portanto, precisaria de dois pódios – incluindo uma vitória – no México, Brasil e/ou Abu Dhabi.

A favor de Verstappen, pesa que a Toro Rosso há tempos não andava tão próxima da Red Bull. Com a equipe italiana recebendo um investimento maior, e o carro dividindo mais componentes com a matriz, até acontece algumas disputas entre as duas escuderias. Algo impensável durante o tetracampeonato de Vettel.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F1 nos EUA, assim como das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s