Treino dos campeões da F-Renault em Jerez

João Vieira foi um dos dois brasileiros em Jerez
João Vieira foi um dos dois brasileiros em Jerez

Deu Force India no primeiro treino da F-Renault de olho na temporada de 2016. Jehan Daruvala, apoiado pela equipe indiana, foi o mais rápido no chamado treino dos campeões, realizado na segunda-feira, dia 19, em Jerez de la Frontera.

Nos últimos anos, o treino dos campeões era o dia em que a montadora francesa convidava vencedores – e demais pilotos bem classificados – nas principais categorias menores para ter o primeiro contato com o equipamento.

Em 2015, a situação foi um pouco diferente. Como os ganhadores da F-Renault NEC e Alps – Loius Délétraz e Jack Aitken, respectivamente – também lutaram pelo título da Eurocup, o jeito foi a fabricante chamar pilotos de F4 e certames ainda menores.

O resultado foi um grid equilibrado, tendo Lando Norris, campeão mundial de kart em 2014 e atual vencedor da F4 MSA, como principal nome.

Mas a liderança ficou mesmo com Daruvala. O piloto da Force India teve bom carro da Josef Kauffman à disposição e não fez feio, cravando o melhor tempo do dia, com uma vantagem de 0s3 para o segundo colocado.

Só que o indiano teve a vantagem de ter disputado a etapa de Jerez tando da Alps quanto da Eurocup, nos dois últimos fins de semana, como convidado.

Em situação parecida, Max Defourny foi o segundo, com Harrison Scott, após uma surpreendente boa temporada no certame europeu, fechando em terceiro.

Norris, que já disse estudar disputar a F-Renault no ano que vem, foi o quarto, com o veterano Darius Oskoui em quinto.

Aleksanteri Huovinen, que participou da F4 Norte-Europeia em 2015, foi o sexto. James Allen, outro que segue na F-Renault Eurocup, fechou em sétimo ao andar com a mesma equipe Arta, enquanto Simo Laaksonen, em oitavo, foi o segundo finlandês no top-10.

O grupo dos dez primeiros ainda contou com Julien Falchero, vindo da VdeV, campeonato de protótipos da França, e o bom Sacha Fenestraz, atual vice-líder da F4 Francesa, desbancando nomes mais badalados no certame, como Giuliano Alesi, filho do ex-F1 Jean Alesi.

Dois brasileiros tomaram parte da atividade. Bruno Baptista, que teve um ano de altos e baixos, mas mostrou mais velocidade na Eurocup, onde competiu como convidado, e João Vieira, chamado pela Renault por causa do oitavo lugar na F4 Italiana.

Para Baptista, o ideal seria fazer um segundo ano na categoria, para tentar usar a experiência na busca por melhores resultados. Vieira, que ficou duas temporadas na F4 e é empresariado por Giancarlo Minardi, deve depender de patrocínio se quiser dar um passo maior na carreira.

Companheiros de equipe na JD durante a atividade, ambos, porém, tem na F-Renault uma boa opção para o próximo ano.

A categoria agora realiza treinos privados até meados de dezembro, quando as principais equipes para 2016 deverão ser definidas.

Confira abaixo os tempos combinados do treino dos campeões, assim como de qual categoria veio cada piloto:

eurocup

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s