World Series by Renault (2005 – 2015)

Nyck De Vries venceu a última corrida da World Series by Renault
Nyck De Vries venceu a última corrida da World Series by Renault

Uma das principais categorias do automobilismo mundial, a World Series by Renault realizou neste domingo, dia 18, a última etapa da sua história.

O certame, surgido em 2005 da fusão entre a World Series by Nissan e a F-Renault V6, perdeu o apoio da Renault para o ano que vem e foi devolvido ao pai de Jaime Alguersuari, que o promovia antes da chegada da montadora francesa.

A fabricante vai se concentrar na criação da na nova F2, da FIA, que deve substituir a GP2 a partir de 2017.

Sem a Renault, há diversas dúvidas sobre o futuro da World Series. Até agora, sabe-se que ela vai acontecer em 2016 dividindo o calendário com a Euroformula Open, e apenas duas equipes vão deixar o certame.

A Dams, campeã nas duas últimas temporadas e vitoriosa neste domingo com Nyck De Vries, vai competir na GP3, enquanto a Draco – que era de Guto Negrão – foi vendida para a italiana AF Corse.

Uma das vantagens do certame para o ano que vem foi manter os 35 pontos para o vencedor no ranking da superlicença, um dos trunfos para atrair pilotos de olho na F1. Lembrando que para competir na principal categoria do automobilismo mundial, a partir de 2016, será preciso somar 40 pontos nas categorias de base.

E, falando em título, a World Series by Renault ficará mais marcada justamente por quem não foi campeão. Enquanto a categoria viu Robin Frijns, Robert Kubica e Kevin Magnussen levantarem a taça no fim do ano, a lista de pilotos que perderam o título impressiona.

O mais conhecido foi Sebastian Vettel, que liderava o certame em 2007 quando foi chamado por BMW Sauber e Toro Rosso para estrear na F1.

O alemão foi um dos muitos jovens apoiados pela Red Bull a passarem pela categoria e não levantaram a taça. Além dele, Daniel Ricciardo, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa, Brendon Hartley, Pierre Gasly e outros chegaram perto do título, mas ficaram no quase.

Fábio Carbone foi o único brasileiro a ganhar na World Series by Renault
Fábio Carbone foi o único brasileiro a ganhar na World Series by Renault

Novo campeão da GP2, Stoffel Vandoorne foi o vice de Kevin Magnussen há dois anos e Jules Bianchi acabou derrotado por Frijns três temporadas atrás. Em 2005, Will Power e Simon Pagenaud, ambos na Penske, não foram páreos para Kubica.

Quanto aos brasileiros, apenas um de fato brigou pelo título da categoria. Foi Fábio Carbone, em 2008, quando acabou derrotado por Giedo van der Garde. O paulista, que ironicamente ganhou a corrida do Brasileiro de Marcas neste domingo de fechamento da World Series, também foi o último piloto do país a triunfar no campeonato.

Depois dele, Cesar Ramos e André Negrão chegaram a largar na pole, mas não conseguiram receber a bandeira quadriculada na frente.

A melhor colocação final de um piloto do país nestes 11 anos de categoria, tirando o terceiro posto de Carbone, foi o décimo lugar de Negrão em 2013 e de Pietro Fantin, neste ano, embora o paranaense tenha ficado de fora das duas últimas etapas da história da categoria.

Com uma proposta de grid de menor custo que a GP2, a World Series by Renault encerra sua trajetória no automobilismo tendo visto grids fortíssimos nos últimos anos e revelado pilotos que estão lutando constantemente elo título da F1.

Mesmo que muitos deles depois tenham ido para a própria GP2 ou para outros certames antes de se profissionalizarem.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da World Series by Renault em Jerez e das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s