Grid (quase) cheio na F4 Sudamericana

Rodrigo Pflucker venceu a Copa Argentina da F4 Sudamericana, em dia de recorde da categoria
Rodrigo Pflucker venceu a Copa Argentina da F4 Sudamericana, em dia de recorde da categoria

A F4 Sudamericana disputou neste fim de semana, em Termas de Río Hondo, a última etapa da Copa Argentina, um minitorneio dentro da temporada realizado ao longo das três rodadas no país vizinho.

Como atrativo para os pilotos participarem da copa estava um prêmio de 50 mil pesos argentinos (cerca de R$ 20 mil reais) para o vencedor.

E quem levou o dinheiro foi o peruano Rodrigo Pflucker. O piloto de 18 anos se aproveitou de três corridas conturbadas do brasileiro Pedro Cardoso – o líder da temporada regular  para ficar com a premiação.

A etapa de Termas do Río Hondo também marcou o empate no recorde desses carros da Signatech na pista ao mesmo tempo. 

Antes de fazerem parte da F4 Sudamericana, esses carros, similares aos usados na F4 Francesa e na F-Renault 1.6, haviam sido originalmente comprados para a F-Futuro, campeonato promovido por Felipe Massa, entre 2010 e 2011, para tentar revelar jovens pilotos no Brasil.

Apesar de o certame ter sido a porta de entrada de Nicolas Costa, Victor Franzoni e Guilherme Salas no automobilismo, ele jamais conseguiu ter um grid cheio. O recorde de participantes em uma única etapa aconteceu em maio de 2011, na rodada de abertura em Interlagos, quando 11 pilotos correram. E esse número foi igualado neste fim de semana.

A F4 Sudamericana comprou os carros dos organizadores da F-Futuro, mas também vem tendo dificuldades para montar um grid competitivo. No ano passado, por exemplo, apenas dois pilotos disputaram todas as etapas.

No entanto, é a presença dos pilotos brasileiros que têm ajudado a aumentar o número de carros na categoria. Dos 11 deste fim de semana, cinco nasceram aqui: Cardoso, Pedro Caland (vencedor de duas das três baterias em Termas), Leandro Guedes, Bruna Tomaselli e Daniel Duarte.

Em uma época de alta do dólar e do euro, o campeonato sul-americano aparece como uma alternativa para quem quer alguma quilometragem antes de aproveitar um momento melhor da economia para fazer a transição para o automobilismo europeu ou americano.

Você pode clicar aqui para ver os resultados da F4 Sudamericana em Termas e também das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s