Vinicius Papareli é campeão da F-Lites

Vinicius Papareli conquistou o título da F-Lites
Vinicius Papareli conquistou o título da F-Lites

A temporada 2015 fez mais um brasileiro campeão no automobilismo internacional.

Depois de Nelsinho Piquet (e provavelmente Antonio Pizzonia), no começo de setembro foi a vez de Vinicius Papareli, no primeiro anos nos carros, ganhar a F-Lites, um novo campeonato de monopostos nos EUA, que serve como primeiro passo para quem está deixando o kart.

A campanha do brasileiro foi imbatível. Venceu sete das dez etapas disputadas, sendo que a última rodada dupla acontece neste fim de semana, em Houston, podendo fazer com que ele amplie o domínio.

O lado negativo, porém, é que o grid da categoria foi bastante enxuto. O recorde de inscritos foi na etapa do Virginia International Raceway, quando sete pilotos participaram das duas baterias. Em Pikes Pike, onde o brasileiro garantiu matematicamente a taça, foram apenas quatro carros correndo.

É justamente a falta de competidores que torna muito difícil avaliar a importância da conquista.

Quando o grid é assim fraco, o que se espera de um piloto bom é que ele domine de forma ampla e não dê chances para os adversários. Foi o que Papareli fez. Resta agora ver se no ano que vem, em um campeonato mais competitivo, ele continuará a manter os bons resultados.

Por outro lado, fora das pistas, Papareli, de 16 anos de idade, precisou amadurecer rapidamente. É que ele competiu para a equipe JDX, que tinha como um dos sócios Justin Wilson, piloto morto na etapa de Pocono da Indy, ao ser atingido na cabeça por um pedaço do carro de outro competidor.

Sem o chefe, o brasileiro, que teve o veterano Rapha Matos como coach, conseguiu deixar o clima triste na escuderia para trás e vencer as corridas necessárias para ficar com a taça.

O troféu de campeão, aliás, que será entregue ao brasileiro, passou a homenagear Wilson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s