Vitor Baptista sobrou em Spa-Francorchamps
Vitor Baptista sobrou em Spa-Francorchamps

Vitor Baptista conseguiu neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, a primeira varrida da carreira no automobilismo europeu. O brasileiro conquistou a vitória nas duas baterias disputadas na pista belga, o que o colocou em vantagem na briga pelo título da temporada 2015 da Euroformula Open.

Com os bônus pela pole-position no domingo e pela volta mais rápida no sábado, o brasileiro chegou a 227 pontos, quatro a mais que o russo Konstantin Tereschenko, da Campos, o vice-líder, que acumulou dois segundos lugares na Bélgica.

Apesar dos dois triunfos Baptista teve um sábado de altos e baixos.

O piloto da RP, que partira da segunda posição do grid, assumiu a liderança no começo da prova, mas acabou ultrapassado por Tereschenko no primeiro giro. Tanart Sathienthirakul também passou o brasileiro, que conseguiu recuperar a posição na terceira volta.

Depois, Baptista foi capaz de reduzir a diferença para o russo e ultrapassá-lo logo depois para receber a bandeira quadriculada na frente.

No domingo, a vida foi mais tranquila. Largando desa vez da posição de honra, o piloto brasileiro liderou a prova de ponta a ponta até cruzar a linha de chegada na frente, com 11s de vantagem.

Restam agora apenas duas etapas para o fim da temporada da Euroformula Open. A próxima acontece em Monza, na Itália, nos dias 3 e 4 de outubro. A decisão, em Barcelona está marcada para 31 de outubro e 1] de novembro.

A vantagem de Baptista na luta pela taça é que o equipamento da RP é mais confiável. No ano passado, a escuderia venceu três das quatro baterias nesses traçados. Ele também tem sido mais constante que o russo, com nove pódios nas últimas dez provas.

Tereschenko tem ao seu favor a experiência. O piloto está no segundo ano na categoria e, no ano passado, chegou até a participar dos treinos livres da GP3 em Spa, antes de sofrer um forte acidente que o deixou de fora das provas na Bélgica.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Euroformula Open no fim de semana, além do que aconteceu nas demais principais categorias do automobilismo mundial.