Precisamos falar sobre capotas nos carros

Está na hora de os carros passarem a ter um visual futurista e serem mais seguros
Está na hora de os carros passarem a ter um visual futurista e serem mais seguros

O acidente que resultou na morte de Justin Wilson na etapa da Indy em Pocono, quando um pedaço do carro de Sage Karam acertou a cabeça do piloto inglês, trouxe uma velha discussão à tona: está na hora de cobrir o cockpit dos carros?

Um dos principais argumentos de quem defende manter o equipamento como está ou colocar apenas uma pequena proteção na frente é que a capota descaracterizaria os carros atuais.

Para eles, a proteção também deixaria mais difícil identificar quem é o piloto que está dirigindo.

No entanto, a grande questão é se estamos dispostos a ter essa conversa novamente. Ou seja, se precisamos esperar o próximo piloto ser acertado na cabeça por detritos para que as capotas sejam colocadas nos carros.

Afinal, se os carros não forem totalmente cobertos, sempre haverá o risco, ainda que mínimo, de um acidente desses se repetir.

É claro que todo acidente grave ou fatal é provocado por inúmeros fatores que estão fora do controle dos pilotos e dos organizadores. Mas a batida de Wilson é a terceira de grandes proporções em cinco anos na categoria.

Antes, Dan Wheldon morreu por acertar a cabeça em um poste de sustentação da grade no big one no oval de Las Vegas, em 2011, e Dario Franchitti foi obrigado a encerrar a carreira dois anos depois em uma batida similar em Houston.

Fora a morte de Jules Bianchi, na F1, quando o piloto bateu com a cabeça em um guindaste que recolhia o carro acidentado de Adrian Sutil.

Assim, podemos colocar enfim a capota nos carros ou é preciso esperar para ver quem será o próximo dessa lista?

Anúncios

Um comentário sobre “Precisamos falar sobre capotas nos carros

  1. Na maioria dos lugares que li falando sobre o acidente do Bianchi, atribuiu-se à súbita desaceleração a causa da morte do piloto. Não houve pancada direta do capacete. Mas acredito que está passando da hora de proteger a cabeça dos competidores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s