Kimi Raikkonen na Ferrari em 2016

Kimi Raikkonen segue na Ferrari em 2016
Kimi Raikkonen segue na Ferrari em 2016

A Ferrari anunciou nesta quarta-feira, dia 19, a renovação do contrato de Kimi Raikkonen para a temporada 2016 da F1. A decisão do time italiano não deixa de ser supreendente, uma vez que outro finlandês, Valtteri Bottas, era especulado para a vaga.

A escolha por Raikkonen, claro, passa pelo fato de o campeão de 2007 estar adaptado à equipe, ser o piloto mais popular do grid e amigo de Sebastian Vettel.

Mas é mais do que isso. Quando uma equipe renova o contrato de um piloto por apenas um ano significa que ela não está prevendo o futuro com ele. É mais uma estratégia de deixar as opções abertas e tentar ficar melhor posicionada no mercado no ano seguinte.

Caso queira substituir Raikkonen para 2017, a Ferrari terá melhores opções. É que os contratos de Bottas, Daniel Ricciardo e Nico Rosberg, com Williams, Red Bull e Mercedes, respectivamente, terminam no fim do ano que vem.

Neste ano, por exemplo, para tirar Bottas da escuderia de Grove, o time de Maranello seria obrigado a pagar a multa rescisória. Mantendo Kimi, é uma forma de economizar algum dinheiro e direcioná-lo para o desenvolvimento do carro.

E o próprio campeão de 2007 vem tendo um desempenho que não deve ser descartado. O segundo lugar no Bahrein e os três quartos lugares (em um ano em que apenas três pilotos subiram ao pódio mais de uma vez) são resultados importantes para qualquer equipe que pensa no Mundial de Construtores.

No fim, pesou para a Ferrari manter a continuidade no desenvolvimento do equipamento, que vem melhorando desde o ano passado, a gastar de forma desnecessária com algum novo piloto que precisaria de tempo para se adaptar ao time italiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s