O novo GP da Malásia

A V8 Supercars realizou uma corrida de exibição em Kuala Lumpur
A V8 Supercars realizou uma corrida de exibição em Kuala Lumpur

O circuito de Sepang pode estar com os dias contados para receber a F1. Com contrato até o fim de 2015 e recebendo um público abaixo do esperado, o traçado foi especulado no começo do ano para cair for do calendário.

Na época, o custo para organizar uma corrida de F1 era questionado pelo governo da Malásia. Agora, a ameaça é outra: um novo traçado de rua no centro de Kuala Lumpur, na capital do país asiático, pode receber a principal categoria do mundo.

A nova pista passa próximo das torres da Petronas, principal patrocinadora do GP da Malásia.

Neste fim de semana, o circuito recebeu o campeonato asiático de carros GT, uma etapa da F-Masters China e uma prova de exibição da V8 Supercars, que correrá por lá até 2019, valendo pontos para o torneio.

No entanto, se o traçado de Kuala Lumpur quiser substituir Sepang, será preciso muito investimento.

Os pilotos da V8 Supercars criticaram a segurança da pista, com muitas das estruturas tendo sido erguidas às pressas. O traçado, na verdade, só recebeu permissão para receber a corrida extra do certame australiano depois de horas de negociações e ajustes.

Para um país como a Malásia, que questiona o preço de receber uma prova da F1, construir um novo circuito, mesmo que de rua, não é uma decisão fácil.

Será preciso no mínimo investimento pesado de alguns patrocinadores ou um estudo que mostre uma presença maior do público com a corrida sendo realizada no meio da cidade.

Na questão competitiva, é sempre ruim trocar um traçado como o de Sepang, que permite ultrapassagens em suas duas longas retas, por um acanhado circuito de rua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s