Chevrolet x Honda na decisão da Indy

Graham Rahal venceu em Mid-Ohio e deixou a luta pelo título aberta
Graham Rahal venceu em Mid-Ohio e deixou a luta pelo título aberta

Demorou, mas finalmente podemos dizer que a temporada 2015 da Indy pegou.

Após a vitória de Graham Rahal na última etapa, em Mid-Ohio, onde sua família é idolatrada, o americano entrou de vez na briga pelo título e está apenas nove pontos atrás de Juan Pablo Montoya na tabela.

A próxima corrida acontece em Pocono, no dia 23 de agosto e não pode definir o campeonato matematicamente, uma vez que a prova decisiva em Sonoma distribuirá mais de 100 pontos para o vencedor, graças à regra de pontuação em dobro.

O duelo entre Rahal e Montoya também representa a briga entre Honda e Chevrolet, as duas montadoras presentes no certame.

A Chevrolet começou o ano dominante, mas a rival nipônica foi diminuindo a diferença etapa após etapa. Em particular Rahal, que já venceu duas vezes em 2015 –tinha triunfado também em Fontana– e acertou na estratégia diversas vezes para subir ao pódio.

A guerra entre as duas fornecedoras cresceu em Indianápolis. Na etapa mais importante do ano, o equipamento da Chevrolet causou diversas decolagens, obrigando a direção da Indy a mudar as regras e obrigar ajustes nos carros, que os deixavam mais lentos.

A Honda ficou possessa com a decisão. Com o equipamento sem o mesmo problema de levantar voo, a montadora japonesa também precisou fazer as modificações e viu Montoya e Will Power, ambos da Chevrolet, duelarem pela vitória.

Apesar da polêmica, a Honda continuou trabalhando para desenvolver o equipamento e foi aproveitando cada falha dos carros adversários para colocar Rahal na luta pelo título.

E quem saiu perdendo foi a Andretti, que também usa motores Honda. Com a melhora do equipamento japonês, é inadmissível que o time campeão de 2012, com Ryan Hunter-Reay, tenha sido batido tão facilmente pela Rahal e esteja fora da batalha pela taça.

Nem dá para colocar a culpa no equipamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s