
A seleção brasileira de futebol perdeu da Colômbia nesta quarta-feira, dia 17, em jogo válido pela Copa América. Foi a segunda vez na história que o time foi derrotado pelos rivais sul-americanos em uma partida do torneio continental. A outra havia sido em 1991.
Falando de automobilismo, 1991 foi um ano mágico para os brasileiros. Ayrton Senna garantiu o tricampeonato da F1, Christian Fittipaldi venceu a F3000 (a GP2 da época) e Rubens Barrichello foi campeão da F3 Inglesa, dando a impressão que o futuro do país no esporte a motor estava garantido.
Como tanto Fittipaldi quanto Barrichello levantaram taças também em 2014, quase 25 anos depois, a previsão não estava errada. Conseguiram resultados notáveis na carreira nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente, e são respeitados por onde passaram.
O que muita gente não lembra é que 1992 não foi exatamente um ano vitorioso para o país. Senna, Barrichello e Fittipaldi foram vencidos, e o principal título veio novamente na F3 Inglesa, com Gil de Ferran.
Essa é a prova de que nem sempre dá para ganhar todas.