
Após 13 anos, a Chip Ganassi e o piloto Jeff Ward estão novamente juntos.
A escuderia americana anunciou nesta quinta-feira, dia 4, o acerto com o antigo funcionário para disputar duas etapas do Global Rallycross. Ward entrará na vaga de Brian Deegan, que terá compromissos em outras modalidades, em Daytona e em Washington.
A parceria começou quando as equipes americanas começaram a trocar a Cart pela IRL, no início da década de 2000.
A Ganassi havia escolhido fazer essa transição de forma conservadora. Enquanto disputava o título da primeira com Bruno Junqueira, Kenny Brack e Scott Dixon, o time passou a inscrever um carro de forma integral na nova casa para aprender como o campeonato funcionava.
E o escolhido para guiar o carro número 9 na IRL foi justamente Ward, que já tinha quatro temporadas completas de experiência na categoria, incluindo o segundo lugar obtido nas 500 Milhas de Indianápolis de 1999.
Juntos, venceram a etapa do Texas de forma emocionante ao superar Al Unser Jr por menos de meio carro na bandeirada. No fim, terminaram o campeonato em 11º. Para o ano seguinte, a Ganassi liberou Ward e promoveu Dixon, que se sagrou campeão.
Antes de correr na Indy, o piloto havia conquistado o bicampeonato no motocross da AMA nas 500cc e vencido a categoria em todas as modalidades possíveis.
Aliás, depois da Indy, Ward retornou às duas rodas e venceu duas conquistou o campeonato de supermoto da AMA e também foi bicampeão dos X-Games na mesma modalidade.
Veja as voltas finais da vitória de Ward na Indy (na transmissão do SporTV):