Carlos Muñoz fo io único que percebeu que a chuva não estava tão forte em Detroit
Carlos Muñoz fo io único que percebeu que a chuva não estava tão forte em Detroit

A Indy realizou no último fim de semana, em Detroit, a única rodada dupla da temporada 2015. E quem deu as caras no traçado de Belle Isle foi a chuva, que embaralhou o resultado das provas.

No sábado, Carlos Muñoz, que não vinha tendo um bom desempenho na atual temporada, conquistou a primeira vitória na categoria ao apostar em permanecer com pneus para pista seca quando a garoa começava a cair em Detroit.

O detalhe é que o asfalto nem sequer estava totalmente úmido quando as equipes começaram a chamar os pilotos para fazer a troca de pneus. Como resultado, quem colocou o composto de chuva acabou rodando de 8s a 10s mais lento.

A situação foi tão bizarra que alguns competidores, como Juan Pablo Montoya, precisaram voltar aos boxes para colocar um novo pneu, já que desgastaram a borracha para pista molhada no asfalto seco.

Assim, Muñoz conseguiu sair do meio do pelotão, antes das paradas, para a liderança. Devido à chuva forte, a corrida acabou encerrada pouco depois, garantindo o triunfo do jovem piloto colombiano.

O que chama a atenção é como os times da Indy estavam mal preparados para a condição de pista secando. Eles chamaram os pilotos aos boxes em um momento que o desempenho do pneu de chuva era muito, mas muito inferior ao composto convencional.

É o contrário do que acontece na F1. Geralmente, os competidores da principal categoria do automobilismo mundial têm autonomia para decidir a hora de parar e que pneu colocar quando as equipes não estão 100% certas das condições da pista. Jenson Button é um mestre em perceber esses momentos e já venceu por ir aos boxes no momento certo.

Na Indy, quem brigou para permanecer na pista foi Marco Andretti. Curiosamente, o americano tem um bom relacionamento com Button, da época que o inglês defendia a Honda.

O filho de Michael não só adiou ao máximo a troca de pneus mas também queria colocar o composto para pista seca novamente, num momento em que a chuva se aproximava.

A escuderia Andretti não gostou da ideia e colocou o composto para chuva. Resultado, ele acabou superado por Muñoz e perdeu a chance de encerrar um jejum de vitórias que já dura desde a etapa de Iowa de 2012.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da Indy em Detroit, assim como das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.