Kelvin van der Linde foi uma das novidades no grid do TCR
Kelvin van der Linde foi uma das novidades no grid do TCR

Levou quatro etapas, mas o TCR finalmente começa a ter um grid de qualidade. Criado por Marcello Lotti, ex-chefão do WTCC, o campeonato de turismo de baixo custo reuniu apenas 16 carros no fim de semana de dia das mães, em Portugal, mas teve nomes de peso.

A grande mudança aconteceu na Audi. A equipe de Franz Engstler, veterano das competições de turismo, contou com a presença de Nick Thiim, campeão da Porsche Supercup em 2013, e do jovem sul-africano Kelvin van der Linde, atual vencedor da Adac GT Masters, ambos pilotos com contrato com o Volkswagen Group.

E a estreia de Thiim não poderia ter sido melhor. O dinamarquês venceu a corrida do sábado, após largar na pole-position. Van der Linde terminou na quarta posição. Os dois, porém, abandonaram no domingo.

A outra presença de destaque foi Oscar Nógues, espanhol que fez carreira dominando as categorias do Renault Clio no começo da década.

Esses nomes trouxeram mais peso a um grid que já contava com o ex-F1 Gianni Morbidelli e o veterano das 24 Horas de Le Mans Andrea Belicchi, além de Michael Nykjaer, Jordi Gené e Pepe Oriola, todos com vitórias no WTCC.

Fora os pilotos, o campeonato deve ganhar novas montadoras nos próximos meses. O Volkswagen Polo vai substituir o Audi na equipe de Engstler, enquanto a Ford deve retornar à categoria após os problemas mecânicos enfrentados nas primeiras etapas. A Subaru já demonstrou interesse em estrear em setembro, na corrida de Cingapura.

A próxima etapa do TCR acontece nos dias 23 e 24 de maio, em Monza. Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da etapa portuguesa.