O quão rápido Mick Schumacher é?

Mick Schumacher levou apenas dois dias para subir ao degrau mais alto do pódio
Mick Schumacher levou apenas dois dias para subir ao degrau mais alto do pódio

Mick Schumacher demorou apenas três corridas nos monopostos para conquistar a primeira vitória da carreira. Se aproveitando da regra do grid invertido, o alemão de 16 anos triunfou na terceira bateria da rodada de Oschersleben da F4 Alemã, disputada neste domingo. Mas o quão rápido o filho do heptacampeão da F1 foi?

O germânico levou dois dias ou três corridas entre a estreia no certame e o degrau mais alto do pódio. Principal nome da nova geração do esporte a motor, Max Verstappen demorou um pouco mais: seis corridas ou onze dias.

A diferença é que o primeiro triunfo do holandês aconteceu em Homestead-Miami, em um certame de pré-temporada. A Florida Winter Series havia sido organizada pela Academia da Ferrari para dar mais quilometragem aos seus pupilos e teve alguns convidados de fora, incluindo Verstappen.

Apesar de o atual titular da Toro Rosso não ter sido beneficiado pela regra do grid invertido, ao contrário de Schumacher, ele também não teve que enfrentar um pelotão de mais de 35 competidores.

Prodígio nas categorias de base, Robin Frijns precisou apenas cinco corridas para cruzar a linha de chegada na frente. O hoje piloto da Audi nos carros GT participou da F-BMW Europeia em 2009. No entanto, por o certame ter sido disputado em rodadas duplas, o tempo entre a estreia e a conquista foi de 40 dias.

Falando em carros GT, Beitske Visser foi ainda mais veloz. Antes de estrear nos monopostos, em 2012, ela foi convidada para participar de uma prova de grã-turismo na Holanda e saiu-se vencedora. Kevin Magnussen também ganhou na estreia, quando saiu do kartismo rumo aos monopostos na F-Ford Dinamarquesa.

Vettel colocava uma carinha feliz a cada vitória na F-BMW
Vettel colocava uma carinha feliz a cada vitória na F-BMW

Mas o que acontece quando olharmos para a F1?

Atual campeão, Lewis Hamilton debutou nos carros no fim de 2001, no campeonato de inverno da F-Renault UK, mas a primeira vitória só veio no ano seguinte, na temporada regular do certame. Foram nove corridas no período.

Patrono da F4 Alemã, Sebastian Vettel levou as mesmas três provas de Mick. O tetracampeão da F1 tomou parte da F-BMW Alemã, em 2003, e acumulou um abandono e um segundo lugar nas duas primeiras provas da carreira. A vitória veio na etapa seguinte, 15 dias depois, na Itália, em uma época sem grid invertido.

E Michael Schumacher? Na comparação com o pai, o garoto saiu perdendo. O heptacampeão ganhou na estreia nos monopostos na F-Konig, em 1988.

Na corrida disputada em 24 de abril daquele ano, em Hockenheimring, Schumacher terminou na segunda colocação, mas o vencedor acabou desclassificado, promovendo-o à ponta. Ele também ganhou a segunda corrida da F-Konig, em Nürburgring, no dia 8 de maio.

Mas como no mesmo dia e na mesma pista ele foi quinto colocado no debute na F-Ford Alemã, não dá para cravar se ele venceu as duas primeiras provas da carreira ou a primeira e a terceira.

Anúncios

2 comentários sobre “O quão rápido Mick Schumacher é?

    1. Não dá para colocar todos os pilotos do mundo na lista. Daí escolhi alguns relevantes, como Vettel e o pai dele, Michael Schumacher, e outros que eu já tinha dados computados.

      De qualquer forma, o Pedro Piquet venceu a primeira na sétima da carreira. Não é um resultado assim impressionante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s