Pelos kits aerodinâmicos da Indy

A corrida da Indy em São Petersburgo foi marcada pelos toques
A corrida da Indy em São Petersburgo foi marcada pelos toques

A temporada 2015 da Indy começou neste fim de semana com a vitória de Juan Pablo Montoya em São Petersburgo.

Além do segundo triunfo do colombiano desde que ele retornou aos monopostos, a corrida ficou marcada pela estreia dos kits aerodinâmicos, uma infinidade de apêndices colocados nos carros deixando-os, da mesma forma, mais rápidos e mais frágeis.

O problema com os kits ficou claro logo na segunda volta da corrida, quando o safety-car foi acionado devido às várias partes de carenagem na pista. Como houve diversos pequenos toques na largada e na primeira volta, os apêndices aerodinâmicos acabaram quebrando, e o asfalto precisou ser limpo.

Como o toque entre competidores continuou durante a corrida, o carro de segurança foi acionado mais vezes, deixando a prova truncada.

Só que há um exagero nessa percepção. Parte por causa da transmissão americana da Indy. É que durante a corrida ela mostrou uma estatística que nove asas dianteiras haviam sido danificadas, sete de carros com kits Honda e dois de peças da Chevrolet.

No entanto, o safety-car só foi acionado três vezes por causa de detritos (e outras duas devido a acidentes, sem relação com os kits). O recorde em São Petersburgo é de sete entradas do carro de segurança, longe de ter sido alcançado neste domingo.

Durante a prova, a direção da Indy percebeu que era inútil jogar a bandeira amarela cada vez que um pedacinho de fibra de carbono caía dos carros. Da mesma forma, os pilotos viram que era melhor serem menos agressivos e poupar o equipamento.

Era natural que a primeira corrida dos kits tivessem os competidores tentando descobrir o limite das novas partes. Agora eles devem se adaptar e pensar duas vezes antes de forçar a barra em uma ultrapassagem.

Claro que isso não vai evitar completamente as bandeiras amarelas nas próximas provas. No entanto, quem disse que um safety-car não pode ser bom? Foi a entrada do carro de segurança que permitiu a Ferrari a manter Sebastian Vettel na pista por mais tempo e conquistar na base da tática a vitória no GP da Malásia.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da Indy e das demais principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s